Premiê da Nova Zelândia diz que país 'venceu o vírus novamente'


Henrique Andrade* Da CNN, em São Paulo
05 de outubro de 2020 às 18:17

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse nesta segunda-feira (5) que o país "venceu o vírus novamente" durante a pandemia da Covid-19. Ao anunciar o fim das restrições para Auckland, maior cidade do país, Ardern agradeceu aos neozelandeses que "seguiram o plano, que funcionou duas vezes, e venceram o coronavírus mais uma vez".

Nos últimos dois meses, a cidade tornou-se o epicentro de Covid-19 no país, com mais casos desde o início da pandemia, acumulando 179 infecções. No entanto, Auckland está sem novos casos há 12 dias, e registrou apenas um nas últimas duas semanas. A cidade avançará para o nível 1 de alerta sanitário, o mais flexível, nesta quarta-feira (7).

Leia e assista também

Quem é Jacinda Ardern, premiê da Nova Zelândia

Nova Zelândia adia eleições gerais após volta de casos do novo coronavírus

"O controle desse novo surto evidencia como casos podem ser rapidamente identificados, rastreados e contidos sem nenhuma mudança nas restrições", disse a primeira-ministra. Segundo os dados das autoridades de saúde da Nova Zelândia, o país registrou, até esta segunda-feira (5), 1.499 casos de Covid-19 e 25 mortes em decorrência da doença.

*Sob supervisão de Giovanna Bronze