Estado-chave, Flórida abre votação antecipada em reta final da campanha nos EUA

Com 29 votos no Colégio Eleitoral, que define o presidente norte-americano, estado fica atrás apena de Califórnia e Texas; Biden lidera pesquisas

Da CNN
19 de outubro de 2020 às 15:10

A votação antecipada para a eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro no estado da Flórida, um dos mais importantes da disputa, começou nesta segunda-feira (19).

Em todo o país, 28 milhões de cidadãos já depositaram suas cédulas de maneira antecipada, faltando cerca de duas semanas de campanha eleitoral, um número recorde.

O presidente Donald Trump, que está atrás de Joe Biden nas principais pesquisas, visitará o Arizona nesta segunda-feira, depois de ter feito um comício em Nevada no domingo, e fará um apelo para que seus apoiadores votem em meio aos sinais de que os democratas estão liderando a onda de votação antecipada.

Já Biden, que fez campanha na Carolina do Norte, outro estado-chave, no domingo, passará o dia na sede domiciliar de Delaware, enquanto a vice de chapa, Kamala Harris, segue para a Flórida para incentivar os eleitores a votarem antecipadamente.

Assista e leia também:
Trump e Biden cortejam eleitores à medida que campanha eleitoral ganha força
Comissão anuncia temas que serão abordados no debate final entre Trump e Biden
CNN Mundo: As últimas apostas de Biden e Trump para conquistar votos

Trumo e Biden se enfrentam no último debate presidencial de 2020 nesta quinta-feira (22). O evento terá transmissão simultânea da CNN Brasil e da CNN americana.

Uma vitória na Flórida é vista por muitos como uma necessidade para Trump, cujo caminho para a reeleição se estreita se ele perder neste estado do sul. 

Os 29 votos da Flórida no Colégio Eleitoral empatam com os de Nova York na terceira posição, só vindo atrás dos da Califórnia (55) e do Texas (38), na corrida pelos 270 votos no órgão que determina o vencedor da disputa pela Presidência no sistema norte-americano.

As duas equipes eleitorais esbanjaram com anúncios na Flórida, mas Biden, que arrecadou consideravelmente mais do que Trump desde o verão e estabeleceu recordes mensais consecutivos para um candidato norte-americano, vem gastando mais que seu adversário republicano.

Votação antecipada na Flórida para eleição presidencial começou nesta segunda-feira (19)
Foto: Reuters

Kamala, que foi aprovada em um exame de saúde depois de uma assessora ser diagnosticada com Covid-19, participará de eventos de incentivo à votação antecipada em Orlando e Jacksonville, informou a equipe.

Trump fará comícios primeiro em Prescott e depois em Tucson, no Arizona.

Os 27,9 milhões de norte-americanos que já votaram por correio ou presencialmente, de acordo com o Projeto de Eleições dos EUA da Universidade da Flórida, são um contingente muito maior do que o visto a esta altura da campanha em anos anteriores.

Os democratas representam 55% do 10,9 milhões de votos antecipados depositados em estados que divulgam dados de registro partidário, e os republicanos 24%.

Eleitores aguardam em fila para votar na Flórida; estado tem 29 votos no Colégio Eleitoral dos EUA
Foto: Reuters

(Com informações da Reuters)