Indonésia localiza as duas caixas-pretas de avião que caiu próximo a Jacarta

Ao menos 62 pessoas estavam a bordo do voo que iria para Pontianak, na ilha de Borneo, e desapareceu dos radares às 4h40 da manhã de sábado

Da Reuters
10 de janeiro de 2021 às 07:56 | Atualizado 10 de janeiro de 2021 às 08:03
Avião Indonésia
Foto: Wikimedia Commons

O chefe do Comitê Nacional de Segurança no Transporte da Indonésia, Soerjanto Tjahjono, disse que as localizações das duas caixas-pretas do avião que caiu foram identificadas neste domingo (10). As autoridades também afirmaram que as caixas podem ser recuperadas em breve.

Com isso, será possível analisar as conversas da tripulação e também aspectos técnicos da aeronave, podendo ajudar as autoridades a determinar a razão da queda.

A aeronave, modelo Boeing 737-500 da Sriwijaya Air perdeu contato com as autoridades aéreas logo após a decolagem e caiu no mar. O voo SJY 182 ia de Jacarta a Pontianak, na ilha de Borneo e desapareceu dos radares às 4h40 da manhã (horário de Brasília). Ao menos 62 pessoas estavam a bordo (56 passageiros e 6 tripulantes).

Leia também:
Marinha da Indonésia identifica possível local da queda de avião com 62 pessoas
Boeing pagará US$ 2,5 bi para encerrar investigação sobre acidentes do 737 MAX

Segundo o serviço de rastreamento Flightradar24, o Boeing "perdeu mais de 10 mil pés em menos de um minuto", quatro minutos depois de partir de Jacarta. Um funcionário do governo indonésio afirmou que pescadores encontraram "cabos, um pedaço de jeans e peças de metal" no mar ao norte da capital do país, onde as buscas começaram.

Também produzido pela Boeing, o 737-500 é um modelo bem mais antigo que o problemático 737 MAX, que esteve no centro de vários incidentes nos últimos anos. Um deles, na mesma Jacarta, deixou 189 mortos em 2018.

A empresa norte-americana afirmou que está acompanhando o caso. "Estamos trabalhando juntos para obter mais informações." Já o CEO da Sriwijaya Air, Jefferson Irwin Jauwena, afirmou que a aeronave estava em boas condições e o voo saiu atrasado por conta de uma tempestade.