Vulcão Merapi entra em erupção e gera alerta na Indonésia

Erupção do Monte Merapi matou mais de 300 pessoas em 2010. O vulcão começou a expelir cinzas na quarta-feira e gera alerta na região

Por Reuters
28 de janeiro de 2021 às 02:02
Erupção do Monte Merapi, na Indonésia
Foto: Twitter BPPTKG/ Reprodução


 

O vulcão Indonésio do Monte Merapi ,na ilha de Java, entrou em erupção nesta quarta-feira (27), expelindo uma nuvem de cinzas e alertando as autoridades sobre o risco de fluxos de lava atingirem as estradas, disseram as autoridades.

O Merapi com 2.963 metros de altura é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e já está no segundo nível de alerta mais alto do país.

 

Kasbani, chefe do centro de mitigação de perigos geológicos e vulcanologia da Indonésia, disse que Merapi expeliu nuvens quentes "bastante intensas" pelo menos 30 vezes desde a manhã de quarta-feira e alertou sobre o perigo de lava cortando estradas perto do vulcão.

Fotografias compartilhadas nas redes sociais mostraram cinzas cobrindo as casas de alguns residentes próximos.

Não houve relatos imediatos de danos, mas alguns moradores optaram por deixar suas casas, disse a agência local de mitigação de desastres.

Localizada no chamado "Círculo de Fogo", a Indonésia tem mais vulcões do que qualquer outro país e Merapi entrou em erupção violenta em 2010, matando mais de 350 pessoas.

A erupção ocorre poucas semanas após um terremoto de magnitude 6,2 na ilha de Sulawesi, na Indonésia, destruir prédios e deixar dezenas de mortos.