Mais de 150 milhões de pessoas estão sob alerta de temperaturas baixas nos EUA

O inverno rigoroso gerou declarações de situação de emergência em pelo menos sete estados

Hollie Silverman e Joe Sutton, da CNN Internacional
16 de fevereiro de 2021 às 02:53 | Atualizado 16 de fevereiro de 2021 às 08:47

 

Quase 154 milhões de pessoas nos Estados Unidos ficaram sob algum tipo de alerta climático de inverno na segunda-feira (15), de acordo com o National Weather Service. Os avisos ou alertas de sensação térmica estão em vigor para cerca de 68 milhões de pessoas. Estradas geladas, quedas de energia e temperaturas perigosamente baixas estavam tornando a vida difícil.

No Texas, o governador chamou a Guarda Nacional para ajudar. No Kansas, o governador pediu aos moradores que fizessem tudo o que pudessem para conservar a energia. Em Kentucky, as autoridades estaduais disseram que as pessoas precisam ser cautelosas, pois o inverno mais frio está chegando.

E mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o país estavam sem energia na tarde de segunda-feira por causa do sistema de tempestade de inverno. Pelo menos 3,7 milhões de interrupções foram relatadas no Texas, onde blecautes começaram durante a noite.

O inverno rigoroso gerou declarações de situação de emergência em pelo menos sete estados, incluindo Alabama, Oregon, Oklahoma, Kansas, Kentucky, Mississippi e Texas.

O governador do Texas, Greg Abbott, e o Departamento Militar do Texas implantaram a Guarda Nacional para realizar verificações do bem-estar dos residentes, de acordo com um comunicado à imprensa de seu escritório.

Autoridades estaduais também estão enviando recursos para ajudar as comunidades locais na limpeza de estradas e assistência ao pessoal de saúde e trabalhadores da rede elétrica, disse o comunicado.

As autoridades abriram 135 centros de aquecimento em todo o estado.

"Devido ao clima severo e às temperaturas de congelamento em nosso estado, muitas empresas de energia não conseguiram gerar energia, seja a partir de carvão, gás natural ou energia eólica", disse Abbott.

A cidade de Galveston disse que até 95% das famílias estavam impotentes no início da tarde de segunda-feira.

Pelo menos 13 pessoas morreram em acidentes de veículos relacionados ao clima desde que o frio tomou conta do país, na semana passada. Nove morreram em três incidentes no Texas na quinta-feira, uma pessoa morreu em um acidente em Oklahoma no domingo e três pessoas foram mortas em Kentucky, incluindo duas em acidentes diferentes na segunda-feira.

O mau tempo foi generalizado, com mais de um terço do território continental dos Estados Unidos registrando temperaturas abaixo de zero na segunda-feira.

O termômetro caiu para 5 graus em Dallas, 6 abaixo de zero em Oklahoma City e 32 abaixo de zero em Kansas City, no Missouri — temperatura mais baixa para desde 1989. Nevou em Brownsville, Texas. Esta é a terceira vez que a cidade registrou neve desde 1898.

(Esta matéria foi traduzida. Clique aqui para ler a versão original, em inglês).