Senador do Texas vai a Cancun em meio a pior onda de frio no estado em décadas

Ted Cruz viajou ao destino turístico no México com a família enquanto milhares de pessoas seguem sem energia, aquecimento e suprimentos em seu estado

Paul P. Murphy, Betsy Klein, Daniella Diaz, Manu Raju e Keith Allen, da CNN
19 de fevereiro de 2021 às 11:24 | Atualizado 19 de fevereiro de 2021 às 11:30
O senador Ted Cruz no aeroporto de Cancún, no México, antes de volta ao Texas
O senador republicano Ted Cruz no aeroporto de Cancún, no México, antes de voltar para o Texas
Foto: Reuters

O senador republicano Ted Cruz está sendo duramente criticado depois de deixar seu estado, o Texas, em meio a uma forte nevasca – acompanhada por falta de energia generalizada – , para uma viagem em família para Cancún, no México.

"Foi obviamente um erro. Pensando bem, eu não deveria ter feito isso", disse o republicano de 50 anos a repórteres, ao retornar a Houston, argumentando que fez a viagem para agradar as filhas.

Cruz disse que planejava ficar na cidade mexicana durante o fim de semana, mas mudou de ideia. "Comecei a ter dúvidas quase no momento em que sentei no avião, porque por um lado, todos nós, pais, temos a responsabilidade de cuidar de nossos filhos, cuidar de nossa família. Isso é algo que os texanos têm feito em todo o estado ", disse Cruz.

"Mas também tenho uma responsabilidade que levo muito a sério pelo estado do Texas e, francamente, partir quando tantos texanos estavam sofrendo não parecia certo. Então, mudei meu voo de volta para o primeiro disponível", completou o senador.

Com protestos em frente à sua casa por causa da viagem, Cruz disse entender a raiva de muitos texanos.

"Claro, eu entendo por que as pessoas estão chateadas. Veja, estamos em um momento estranho em que o Twitter está enlouquecendo e a mídia está enlouquecendo e há muito veneno que, francamente, acho lamentável de ambos os lados", disse ele.

"Acho que todos devem tratar uns aos outros com respeito e decência e tentar se entender mais, particularmente em um momento de crise."

Cruz havia confirmado a viagem em um comunicado à CNN na manhã de quinta-feira (18), dizendo que suas filhas "pediram para fazer uma viagem com amigos".

"Com as aulas canceladas durante a semana, nossas meninas pediram para fazer uma viagem com amigos. Querendo ser um bom pai, voei com elas ontem [quarta-feira] à noite e estou voando de volta esta tarde [quinta-feira]", disse ele em outro comunicado.

Texas foi um dos estados mais afetados pela neve nos EUA
Texas foi um dos estados mais afetados pela neve nos EUA
Foto: Reuters

"Minha equipe e eu estamos em constante comunicação com os líderes estaduais e locais para descobrir o que aconteceu no Texas. Queremos nossa energia de volta, nossa água e nossas casas aquecidas. Minha equipe e eu continuaremos usando todos os nossos recursos para manter os texanos informados e seguros."

Cruz desembarcou no Aeroporto Intercontinental George Bush na quinta-feira (18), segundo uma fonte que estava no voo com ele.

"Não pude pegar um voo matinal porque as restrições atuais exigem um teste da Covid, então tive que fazer um teste da Covid esta manhã, antes de poder pegar o voo de volta. Embarquei no primeiro voo que consegui depois de o teste de Covid dar negativo", disse o senador na noite de quinta-feira (18).

Entenda o caso

A primeira declaração de Cruz sobre a viagem foi feita horas depois de vários usuários do Twitter postarem fotos mostrando ele e sua família no aeroporto de Houston e a bordo de um voo com destino a Cancún, no México.

Uma fonte familiarizada com a situação disse à CNN que alguns dos assessores do senador não sabiam que ele havia voado para o México até que as fotos apareceram nas redes sociais e os questionamentos começaram a chegar ao escritório.

Essa é uma das razões pelas quais eles não conseguiram dar uma explicação sobre a viagem por muitas horas.

A viagem foi imediatamente criticada, inclusive pelo deputado estadual do Texas Gene Wu, democrata que representa o sudoeste de Houston, que tuitou uma foto de Cruz a bordo do voo dizendo que o senador estava voando para o sul "enquanto o estado morria de frio e precisava de água quente"

Cruz, que estava retuitando notícias sobre eletricidade e mensagens do governador do Texas, Greg Abbott, na quarta-feira (17), não interagiu nas redes sociais na quinta-feira (18).

Em uma entrevista a uma rádio na segunda-feira (15), Cruz disse às pessoas para "ficarem em casa" e não "se arriscarem”. “Mantenha sua família segura e apenas fique em casa e abrace seus filhos", disse ele.

Como uma autoridade eleita para um cargo federal, Cruz não tem um papel local na resposta à tempestade de neve, mas os desastres naturais costumam ser uma época em que os eleitores pedem ajuda aos seus políticos eleitos.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)