'Passaporte da vacina': Comissão Europeia apresenta proposta neste mês

Questão tem sido discutida no bloco para permitir o trânsito Fora da União Europeia e reaquecer a economia após a pandemia de Covid-19

Da CNN, em São Paulo
01 de março de 2021 às 09:59

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta sobre a criação de um 'passaporte digital de vacinação' contra a Covid-19.

A questão tem sido discutida no bloco para permitir o trânsito de pessoas que apresentem um certificado de imunização.

Na semana passada, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, já tinha se manifestado sobre o assunto. Na ocasião, depois de um encontro virtual com líderes da União Europeia, Merkel afirmou que os passaportes digitais de vacinação devem estar disponíveis antes do verão no Hemisfério Norte, que começa em junho.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, também defendeu a ideia de um passaporte de vacina -- assim como as autoridades gregas.

Fora da União Europeia, o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, também se manifestou favorável à ideia. Segundo ele, passaportes de vacina ou certificados para permitir a entrada de pessoas em alguns lugares e eventos podem ser uma maneira de ajudar o país e a economia a se recuperarem.

(Publicado por: André Rigue)