Navio com tripulação infectada pela variante brasileira deixa Islândia em alerta

Embarcação saiu do Brasil com 19 tripulantes chineses; autoridades de saúde do país nórdico monitoram o navio diariamente após dez casos positivos

Rafaela Lara e Tiago Tortella, da CNN, em São Paulo
24 de março de 2021 às 10:09
Navio que saiu do Brasil tem 10 casos positivos da variante brasileira da Covid-
Navio que saiu do Brasil tem dez casos positivos da variante brasileira da Covid-19
Foto: Marine Traffic/Brian Aviation

Um navio que saiu do Brasil deixou a Islândia em alerta após a confirmação de dez casos positivos da variante brasileira (P1) do coronavírus entre os tripulantes. A embarcação, que conta com 19 tripulantes chineses ao total, está ancorada em Reydarfjordur, no leste da Islândia.

Segundo a empresa de transporte marítimo Nesskip, toda a tripulação está em isolamento a bordo do navio. A embaixada chinesa foi informada sobre os casos positivos da variante brasileira e está em contato com as autoridades do país nórdico.

A Islândia é um dos países que melhor tem combatido a pandemia. De acordo com dados da Universidade John Hopkins, a nação tem pouco mais de 6 mil casos e 29 mortes pela doença. 

Ainda segundo a Nesskip, o estado de saúde da tripulação é razoável e não há necessidade de atendimento em hospitais da região. O navio Taurus Confidence está sob bandeira das Ilhas Marshall.

As autoridades locais seguem acompanhando a situação da embarcação e tem comparecido diariamente ao navio para monitorar o estado de saúde dos tripulantes e auxiliar no fornecimento de medicamentos, roupas e demais provisões necessárias. 

Procurado pela CNN, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.