Veja quem é quem na casa de Windsor e a linha de sucessão ao trono britânico

A família real britânica amanheceu de luto nesta sexta-feira (9) com a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II há 73 anos

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
09 de abril de 2021 às 12:34 | Atualizado 10 de abril de 2021 às 09:56
Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (9)
Os portões do Palácio de Buckingham na manhã desta sexta-feira (8), data em que foi anunciada a morte do Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II
Foto: John Phillips/Getty Images

A morte do princípe Philip, Duque de Edimburgo e marido da rainha Elizabeth II, nesta sexta-feira (9) deixou a bandeira do Reino Unido no Palácio de Buckingham a meio mastro e os membros da realeza em "profunda tristeza", segundo comunicado emitido pela família real nesta manhã. 

Philip ostentava o título de princípe consorte por ser casado com Elizabeth e excerceu um papel fundamental de apoio à Elizabeth II ao longo de décadas. Eles foram casados por 73 anos. 

A linha sucessória ao trono britânico não se altera com a morte de Philip. Apesar de ser casado com Elizabeth II, ele nunca recebeu o título de rei da Inglaterra. Uma lei da família real determina que o homem que se casa com uma rainha reinante deverá ser chamado de príncipe — embora, uma mulher que venha a se casar com um rei possa ser chamada de rainha.

Philip, que passou quatro semanas internado em Londres para tratamento de uma infecção e para fazer um procedimento cardíaco, recebeu alta no dia 16 e completaria 100 anos em 10 de junho. 

A informação da morte de Philip foi confirmada pelo Palácio de Windsor. A Casa de Windsor é como é chamada a dinastia reinante no Reino Unido.

Veja quem é quem na Casa da Windsor e na linha de sucessão ao trono britânico: 

Com a morte do príncipe Philip, veja como fica a linha de sucessão ao trono brit
Com a morte do príncipe Philip, veja como fica a linha de sucessão ao trono britânico
Foto: Arte CNN

Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth
Foto: Victoria Jones/ Reuters

A Rainha Elizabeth II nasceu em 1926 e se casou com Philip em 1947. Ela é a sexta mulher a ascender ao trono britânico e a monarca que reina há mais tempo – são 65 anos de reinado. Ele foi coroada aos 25 anos, após a morte de seu pai, o Rei George IV, em 1952.

Em setembro de 2015, ela superou o recorde estabelecido por sua trisavó, a rainha Vitória, que governou por 63 anos e sete meses.

1º na linha sucessória: Príncipe Charles

Príncipe Charles testou positivo para o novo coronavírus
Príncipe Charles testou positivo para o novo coronavírus
Foto: Victoria Jones - 4.mar.2020/ Reuters

Charles é o primeiro na linha de sucessão. O Príncipe de Gales foi casado com a Princesa Diana, que morreu em 1997 em um trágico acidente de carro. Atualmente, ele é casado com Camilla Parker-Bowles.

Ainda casado com Diana, o príncipe Charles se tornou pai de William, segundo na linha sucessória ao trono, e de Harry, que abdicou de suas funções de membro da realeza.

2º na linha sucessória: Príncipe William

Príncipe William
Príncipe William acredita que este é o momento para agir sobre as mudanças climáticas
Foto: Kesington Palace

O Duque de Cambrigde é o segundo na linha sucessória. Ele assumiria o trono em caso de abdicação ou morte de Charles. Ele serviu às Forças Armadas do Reino Unido de 2006 a 2013, da qual sua avó, a rainha Elizabeth, é a comandante. .

Recentemente, a Rainha o nomeou para uma nova função: Lorde do Alto Comissário da Assembleia Geral da Igreja da Escócia – ele deverá trabalhar para "manter a relação entre o Estado e a Igreja", diz o site oficial da família real.

3º na linha sucessória: Príncipe George

O príncipe George e a princesa Charlotte
O príncipe George, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, ao lado de sua irmã mais nova, a princesa Charlotte
Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

Ao nascer, em 2013, o príncipe George, filho de William com a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, se tornou o terceiro na linha de sucessão.  

Ele deve assumir o trono após os reinados de seu avô, Charles, e de seu pai, o príncipe William.

4ª na linha sucessória: Princesa Charlotte

A princesa Charlotte
A princesa Charlotte, filha do príncipe William e quarta na linha sucessória ao trono
Foto: Samir Hussein/WireImage/Getty Image

Segunda filha do princípe William e de Kate Middleton, Charlotte completará 6 anos em maio.

Nascida em 2015, ela entra na linha de sucessão após a realeza britânica abrir mão de uma regra que dava preferência aos herdeiros do sexo masculino em relação às irmãs na linha de sucessão.

5º na linha sucessória: Príncipe Louis

O príncipe Louis
O príncipe Louis, filho mais novo do príncipe William
Foto: Max Mumby/Indigo/Getty Images

O pequeno Louis chegou à família real em 2018. Ele completará três anos de idade no dia 23 de abril.

Ele nasceu apenas algumas semanas antes do casamento do príncipe Harry e Meghan em maio de 2018.

6º na linha sucessória: Príncipe Harry

Príncipe Harry será executivo em startup de tecnologia na Califórnia
Príncipe Harry será executivo em startup de tecnologia na Califórnia
Foto: WPA Pool - 6.mar.2020/ Getty Images

Irmão mais novo de William, o príncipe Harry também serviu nas Forças Armadas. Em 2008, o Ministério da Defesa do Reino Unido infomou que Harry serviu secretamente no Afeganistão durante uma missão de quatro meses em 2007. 

Considerado um dos membros mais próximos de Philip, que morreu nesta sexta-feira (9), ele também é piloto de helicóptero e fundador do Invictus Games, uma competição esportiva para militares que se feriram em combate.

Apesar de o Príncipe Harry e Meghan, a Duquesa de Sussex, estarem oficialmente afastados das funções da família real, o Duque de Sussex permanece na linha de sucessão. 

7º na linha sucessória: Archie Harrison 

O príncipe Harry segura Archie Harrison ao lado de Meghan Markle
O príncipe Harry segura Archie Harrison ao lado da Duquesa de Sussex, Meghan Markle
Foto: Dominic Lipinski/WPA Pool/Getty Images

Archie nasceu em 2018 e é o sétimo na linha de sucessão ao trono. Ele, no entanto, não se qualifica imediatamente para o título de príncipe porque seus pais, Harry e Meghan, optaram por não usar nenhum título para seu filho.

No entanto, quando o Príncipe Charles se tornar rei, o filho do Príncipe Harry se tornará automaticamente Sua Alteza Real, o Príncipe Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

(Com informações da CNN Internacional)