Rainha Elizabeth II faz 95 anos nesta quarta; veja fotos históricas da monarca

Aniversário da rainha não terá celebrações públicas por conta do recente falecimento do príncipe Philip

Reuters
21 de abril de 2021 às 08:26 | Atualizado 21 de abril de 2021 às 10:35

A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha -- a monarca mais velha do mundo -- completa 95 anos nesta quarta-feira (21). A data marcante não terá celebrações públicas, pois acontece poucos dias depois de ela se despedir de seu marido por sete décadas, o príncipe Philip.

Philip, também intitulado como Duque de Edimburgo, com quem Elizabeth se casou em 1947, morreu em 9 de abril aos 99 anos. A realeza prestou suas últimas homenagens ao patriarca da família em seu funeral no sábado (17), no Castelo de Windsor.

Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação
Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação
Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação, Palácio de Buckingham, 1953Crédito: The Print Collector/Getty Images
  • Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação
  • alt
  • Rainha Elizabeth II a caminho de Westminster para presidir a primeira cerimônia
  • Rainha se dirige ao parlamento polonês em Varsóvia
  • Philip, Elizabeth II e o filho deles, Edward, no 50º aniversário da rainha
  • Rainha Elizabeth
  • Princesa Elizabeth montando seu pônei em Winsor Great Park, em 1930.

Elizabeth, que também é a monarca que reina há mais tempo no mundo, estará no castelo para seu aniversário, que tradicionalmente termina com alguma cerimônia. A rainha também tem um aniversário oficial da coroa, que costuma ser comemorado com maior pompa no segundo sábado de junho.

No entanto, neste ano, com a realeza completando duas semanas de luto, não haverá salva de tiros na Torre de Londres ou no Hyde Park da capital, o que geralmente ocorre no aniversário da rainha.

Elizabeth nasceu em 21 de abril de 1926, em Bruton Street, no centro de Londres. Ela subiu ao trono em 1952, aos 25 anos, e ultrapassou sua tataravó, a Rainha Vitória, como o monarca que reinou por mais tempo na Grã-Bretanha, em setembro de 2015.

Elizabeth também é rainha de 15 ex-colônias britânicas, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia.