EUA: Aviões de pequeno porte pousam com segurança após colidirem no ar

Conselho Nacional de Segurança de Transporte, que investigará o caso, adiantou que incidente aconteceu enquanto as aeronaves estavam pousando

Carma Hassan e Steve Almasy, da CNN
14 de maio de 2021 às 07:49 | Atualizado 14 de maio de 2021 às 11:00

Dois aviões de pequeno porte que colidiram no ar quando sobrevoavam o Parque Estadual Cherry Creek, no estado de Denver, nos Estados Unidos, pousaram com segurança, informaram autoridades estaduais,

Um dos dois aviões abriu um pára-quedas e caiu lentamente no chão, onde duas pessoas deixaram a aeronave, disse um porta-voz do escritório do xerife na quarta-feira (12).

O outro avião, um pequeno turboélice de carga, pousou em um aeroporto, de acordo com o porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Arapahoe, John Bartmann. A única pessoa a bordo do avião também saiu ilesa.

Bartmann disse que ainda não se sabe qual aeronave foi a responsável pelo incidente em pleno voo. "[Em casos como este] espera-se algo muito pior. Isso foi incrível", disse o porta-voz. "Tivemos vários acidentes aéreos em nossa jurisdição e nunca vimos um pára-quedas ser aberto e ajudar o avião a cair com segurança."

O avião que usava paraquedas era um Cirrus SR22. "Ele foi descendo lentamente", disse Bartmann. A outra aeronave era um Metroliner, disseram as autoridades.

Um tuíte do Conselho Nacional de Segurança de Transporte (NTSB, em inglês) disse que o incidente aconteceu enquanto os aviões estavam pousando. A agência enviou uma equipe de investigadores para o caso.

A área de destroços se estendeu um grande espaço, informou o porta-voz. Ele disse que se as pessoas encontrarem peças de avião no parque não devem tocá-las e sim informarem ao escritório do xerife.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)