Waack: Ataques em Gaza e Israel são uma nova feição de um conflito terrível

Cenas atuais são das mais horríveis já registradas num conflito no qual nunca faltaram cenas das mais horríveis

Da CNN, em São Paulo
14 de maio de 2021 às 13:56

No quadro CNN Poder desta sexta-feira (14), na CNN Rádio, William Waack analisa a mais recente onda de confrontos entre israelenses e palestinos em Jerusalém e na Faixa de Gaza.

“Sexta-feira costuma ser um dia crítico no Oriente Médio e essa é ainda mais crítica que o normal. Estou me referindo ao conflito árabe-israelense. Sexta-feira é o dia que os muçulmanos vão às suas orações e, no caso da atual situação entre árabes e israelenses em Jerusalém, após as orações os jovens saem com espírito de protesto renovado”, afirmou Waack.

“No caso, agora é muito mais grave ainda. O que estamos vendo é uma feição nova, extraordinariamente preocupante, num conflito que vem, no mínimo, desde o começo do século passado - estamos falando em mais de 100 anos de conflito”, completou.

Ele disse que essa gravidade se deve ao fato de as comunidades de cidadãos israelenses judeus e cidadãos israelenses de origem árabe estarem se enfrentando. 

“São cenas das mais horríveis já registradas num conflito no qual nunca faltaram cenas das mais horríveis.”

Waack afirmou também que, políticos moderados israelenses já começam a chamar o conflito de uma guerra civil, muito mais difícil de controlar do que os aspectos tradicionais do conflito árabe-israelenses, com organizações e forças militares e paramilitares bem divididas.