Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    78 brasileiros e familiares são autorizados a deixar Gaza; Israel vetou 24 nomes da nova lista

    Previsão é que o grupo cruze a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, neste sábado

    Aeronave KC-30 irá repatriar brasileiros em zona de guerra no Oriente Médio
    Aeronave KC-30 irá repatriar brasileiros em zona de guerra no Oriente Médio 17/08/2022 - SO Johnson/Força Aérea Brasileira

    Jussara Soaresda CNN

    Brasília

    Um grupo de 78 brasileiros e familiares próximos foi autorizado a deixar a Faixa de Gaza, conforme relação ao qual a CNN teve acesso.

    Da lista de 102 nomes enviada pelo Brasil para a repatriação, 24 pessoas foram vetadas por Israel. Os motivos da proibição não foram explicados.

    A previsão é que o grupo cruze a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, neste sábado.

    Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) viajará para o Cairo, capital egípcia, onde os brasileiros ficarão aguardando serem resgatados.

    Dos 78 autorizados a deixar Gaza, 44 são palestinos, 33 brasileiros e um classificado como internacional.

    Segundo apurou a CNN com diversas fontes envolvidas na operação, entre os vetados por Israel há brasileiros e palestinos.

    As razões dos vetos não foram explicados, segundo integrantes do Itamaraty. Uma tentativa de reverter a decisão de Israel é considerada muito difícil.

    De acordo com fontes diplomáticas, a experiência de outros países que também tiveram saídas não autorizadas indica que não é reversível.

    O veto a alguns nomes já era esperado pelo Itamaraty visto que neste segundo grupo o Brasil ampliou os critérios para incluir palestinos parentes próximos de brasileiros.

    Brasileiros relataram à CNN que famílias vivem o dilema de fugir da conflito deixando para trás o parente que não obteve a autorização.

    Tópicos

    Tópicos