Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações russas são “escalada mais séria” desde o início da guerra, diz Stoltenberg

    Secretário-Geral da Otan citou a mobilização parcial da população e anexação de territórios ucranianos pela Rússia

    Kate Abnettda Reuters

    Ações recentes da Rússia constituem a escalada mais séria do conflito desde o início da invasão contra a Ucrânia, em fevereiro, disse o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, nesta sexta-feira (30).

    “Putin mobilizou centenas de milhares de soldados a mais, se envolveu em ameaças nucelares irresponsáveis ​​e agora anexou ilegalmente mais território ucraniano. Juntos, isso representa a escalada mais séria desde o início da guerra”, afirmou em entrevista coletiva.

    Ele pontuou que a Otan reafirma seu “apoio inabalável” à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia, e não será dissuadido pelo presidente Vladimir Putin de apoiar o país na defesa contra a Rússia.

    Anexação

    Mais cedo nesta sexta-feira, o presidente Putin assinou documentos oficializando a anexação de quatro territórios ucranianos. Moscou declara que as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, que estão em grande parte ou parcialmente ocupadas por forças russas ou apoiadas pelo país, fazem parte da Rússia.

    Anteriormente nesta semana, foram realizados referendos nessas áreas perguntando à população sobre se as áreas deveriam ser anexadas. O governo russo afirmou que a grande maioria da população foi a favor da medida, mas diversas autoridades internacionais se recusaram a reconhecer a legalidade dos referendos.

    Veja imagens da cerimônia de anexação dos territórios