Aeroportos na Ásia reforçam segurança após casos do vírus Nipah na Índia

Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram checagens semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19

Da CNN Brasil
Passageiras usam equipamento de segurança no aeroporto de Melbourne
Passageiras usam equipamento de segurança para se proteger do coronavírus no aeroporto de Melbourne, Austrália (via Reuters - 13.mar.2020)  • Foto: AAP Image/James Ross
Compartilhar matéria

Aeroportos em países asiáticos reforçaram medidas de segurança de verificação de saúde, após o diagnóstico de cinco casos do vírus Nipah, em Bengala Ocidental, na Índia, relatou a News-18, rede afiliada da CNN no país.

Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram checagens semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19 nos terminais.

Segundo a emissora, as autoridades de saúde indianas buscam acalmar a população, afirmando que a situação está sob controle. Os casos foram diagnosticados em profissionais de saúde.

A CCTV, emissora estatal da China, informou nesta terça-feira (27), citando a autoridade de controle de doenças, que nenhuma infecção pelo Nipah foi detectada no país, mas há riscos de casos importados

O vírus Nipah já foi identificado outras vezes no Sudeste da Ásia. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ele foi descoberto em 1999, em um surto entre criadores de porcos na Malásia, e é detectado com regularidade em Bangladesh e na Índia.

O vírus é zoonótico, ou seja, é transmitido de animais para humanos. A infecção também pode ocorrer após a ingestão de alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.