Alemanha quer tornar vacina da Johnson & Johnson disponível a todos os adultos

Ministro da Saúde espera autorizar que a vacina seja administrada nos cidadãos alemães seguindo prescrição médica

Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19
Vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19 Foto: Dado Ruvid/Reuters (9.fev.2021)

Reuters

Ouvir notícia

A Alemanha quer tornar a vacina da Johnson & Johnson contra a Covid- 19 disponível para todos os adultos, disse o ministro da Saúde Jens Spahn nesta segunda-feira (10), acrescentando que eles serão capazes de receber a dose com prescrição médica.

A agência reguladora de drogas da Europa apoiou a vacina da J&J no mês passado, após examinar casos de um raro problema de coagulação do sangue em adultos americanos que receberam uma dose. Mas deixou para os estados membros da União Europeia decidirem como usá-lo.

A decisão da Alemanha de oferecer a vacina de dose única da J&J segue amplamente o levantamento das restrições à vacina AstraZeneca na semana passada.

A injeção de AstraZeneca foi destinada a pessoas com mais de 60 anos após relatos semelhantes de eventos de coagulação muito raros, mas às vezes fatais, em pessoas mais jovens, com mulheres desproporcionalmente afetadas.

As decisões refletem o progresso da Alemanha na vacinação de seus idosos, disse Spahn, acrescentando que espera que todas as pessoas com 60 anos ou mais que desejam ser vacinadas recebam uma injeção no final de maio, ou início de junho.

Com milhões de doses de J&J previstas para chegar no final do segundo trimestre deste ano, faz sentido tornar a injeção mais amplamente disponível, acrescentou Spahn.

Spahn previu que 10 milhões de doses da injeção J&J deveriam chegar à Alemanha até o final do segundo trimestre.

Mais Recentes da CNN