Aliada da Rússia, Belarus inspeciona forças armadas para "prontidão de combate"

Ministério da Defesa afirma que a inspeção é “abrangente e contempla as questões mais importantes da verificação da prontidão para executar as tarefas conforme o pretendido”

Anna Chernova, Uliana Pavlova e Sharon Braithwaite, da CNN
Compartilhar matéria

Belarus disse nesta terça-feira (11) que está realizando uma inspeção de suas forças armadas para garantir a "prontidão" de combate.

"Desde 11 de outubro, a Secretaria de Estado do Conselho de Segurança da República de Belarus, de acordo com a instrução do presidente, está realizando uma inspeção das Forças Armadas", disse o Ministério da Defesa do país em comunicado.

O ministério disse que a inspeção é “abrangente e contempla as questões mais importantes da verificação da prontidão para executar as tarefas conforme o pretendido”.

“Durante a inspeção, as unidades e subunidades militares trabalharão as questões de prontidão para o combate, marcha, desdobramento em áreas designadas com o desempenho de tarefas de treinamento de combate”, acrescentou o comunicado.

Isso ocorre quando o ministro da Defesa do país disse na terça-feira que o envio conjunto de forças com a Rússia ao longo da fronteira entre Belarus e a Ucrânia é uma medida defensiva para garantir “segurança”.

“As tarefas do Agrupamento Regional de Forças são puramente defensivas. E todas as atividades que estão sendo realizadas atualmente visam uma resposta adequada às ações próximas às nossas fronteiras”, disse o ministro da Defesa, tenente-general Viktor Khrenin, em comunicado.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original