Ambulâncias cruzam passagem de Rafah para evacuar feridos e outros estrangeiros de Gaza
Frota com cerca de 80 veículos aguardava abertura nesta quarta-feira (1º); pacientes palestinos serão os primeiros a serem autorizados a sair da Faixa desde o início da guerra


Cerca de 80 ambulâncias do Egito chegaram à fronteira de Rafah com a Faixa de Gaza na manhã desta quarta-feira (1º) para receber pacientes palestinos feridos, disse um oficial da fronteira egípcia à CNN na passagem.
Os pacientes serão os primeiros palestinos conhecidos a serem autorizados a sair de Gaza desde o início da guerra, há mais de três semanas, caso cruzem para o Egito.
O Catar mediou um acordo entre Egito, Israel e Hamas, em coordenação com os EUA, para permitir a saída de portadores de passaportes estrangeiros e de pessoas gravemente feridas para fora da Faixa de Gaza, informou uma fonte à Reuters nesta quarta-feira.
O Egito preparou um hospital de campanha para receber os feridos de Sheikh Zuwayed, no Sinai, segundo fontes médicas.
Não há cronograma para quanto tempo a passagem fronteiriça de Rafah permanecerá aberta para evacuação, acrescentou a fonte.
O diretor do hospital Al Shifa de Gaza, Mohammed Abu Silmiyeh, disse à CNN que a maioria dos pacientes necessita de intervenção cirúrgica em salas de cirurgia, um procedimento não disponível atualmente em Gaza.

(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Asmaa Khalil, em Rafah, no Egito; Zeena Saifi, da CNN, em Jerusalém; Andrew Mills, em Doha; e Michael Georgy, em Dubai; da Reuters)