Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ameaçado de extinção, rinoceronte de Sumatra nasce na Indonésia

    Estima-se que existam apenas 80 animais dessa espécie no mundo

    Ameaçado de extinção, rinoceronte-de-sumatra nasce na Indonésia
    Ameaçado de extinção, rinoceronte-de-sumatra nasce na Indonésia Reuters

    Da Reuters

    Um rinoceronte raro e ameaçado de extinção nasceu em um parque nacional na Indonésia no sábado (30), conforme disse o Ministério do Meio Ambiente e Florestas do país nas redes sociais.

    A cria recém-nascida de rinoceronte de Sumatra é o terceiro acasalamento bem-sucedido entre sua mãe, Ratu, nativa do Parque Nacional Way Kambas, e Andalas, um macho da mesma espécie nascido em 13 de setembro de 2001 no zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos.

    Os dois primeiros pares levaram ao nascimento de Andatu, um rinoceronte de Sumatra macho, em 2012, e de Delilah, uma fêmea, em 2016.

    O nascimento de sábado elevou a população de rinocerontes de Sumatra no parque nacional para nove, um aumento para a espécie.

    Os rinocerontes de Sumatra são os menores e mais peludos da espécie. Restam menos de 80 rinocerontes de Sumatra no mundo, com base numa avaliação de 2019 das espécies ameaçadas.

    O mamífero pode crescer até 1,5 metro de altura, pesar entre 500 e 960 km, e é conhecido por se comunicar através de uma variedade de meios, desde assobios até montes de esterco.

    O rinoceronte de Sumatra, o único rinoceronte asiático com dois chifres, é uma das espécies mais ameaçadas do mundo devido à caça ilegal por seus valiosos chifres e à perda de habitat em sua casa, na ilha de Sumatra, na Indonésia.

    Confira imagens do rinoceronte recém-nascido: