Americano escala prédio de 101 andares sem cordas em Taiwan

Ação foi transmitida pela plataforma de streaming Netflix; milhares de fãs assistiram e aplaudiram Alex Honnold

Fabian Hamacher, da Reuters
Americano Alex Honnold escala o edifício mais alto de Taiwan, o Taipei 101, em uma escalada solo livre  • INSTAGRAM/ALEXHONNOLD
Compartilhar matéria

O americano Alex Honnold realizou uma escalada solo "livre", sem cordas, de uma hora e meia, em um arranha-céu de 101 andares, em Taiwan, no domingo (25).

Milhares de fãs assistiram e aplaudiram enquanto ele subia em um dos edifícios mais altos do mundo.

Após um nervosismo inicial com a escalada sem segurança, integrantes da multidão que assistia disseram ter plena confiança em Honnold para completar a tarefa.

"No começo eu estava muito nervoso, mas depois que o Alex subiu, acreditei que ele conseguiria. Ele não é uma pessoa impulsiva e se baseia em muita prática e em se lembrar de quais lugares são adequados para escalar", falou Danny Lin, de 30 anos, que assistia ao feito, deitado no chão em frente ao Taipei 101 com um grupo de entusiastas da escalada.

"Incrível", disse Honnold ao chegar ao topo do edifício, na escalada organizada e transmitida ao vivo pela plataforma de streaming Netflix.

"Que maneira linda de ver Taipé", relatou ele aos repórteres, após concluir sua missão, que teve de ser adiada no dia anterior devido à chuva.

O edifício Taipei 101, com 508 metros de altura, domina o horizonte da cidade e é uma grande atração turística.

A construção foi o edifício mais alto do mundo de 2004 a 2010, título atualmente detido pelo Burj Khalifa, em Dubai.

Sem nenhum equipamento de segurança, a escalada ocorreu com o total apoio e permissão do Taipei 101 e do governo municipal.

Alex Honnold falou que certa vez pensou em escalá-lo sem permissão.

"Mas, por respeito ao edifício e a todas as pessoas da equipe que me permitiram o acesso para observá-lo, pensei: 'Bem, obviamente não vou invadir isso, vou respeitar as pessoas e ver se consigo'."

Esta não é a primeira vez que o Taipei 101 é escalado.

Em 2004, o alpinista francês Alain Robert, apelidado de "Homem-Aranha" por suas escaladas sem corda em alguns dos arranha-céus mais altos do mundo, escalou o prédio, embora o tenha feito com uma corda de segurança em um tempo de quatro horas.