Anexação de territórios da Ucrânia mostra que guerra será longa, diz professor
À CNN Rádio, José Niemeyer avaliou o fato de a Rússia ter anexado quatro territórios ucranianos como “muito grave”
O coordenador de Relações Internacionais do Ibmec-RJ, José Niemeyer, acredita que a anexação russa de quatro territórios da Ucrânia foi um “ato muito grave” da Rússia.
À CNN Rádio, ele destaca que o fato de Vladimir Putin encarar as regiões como pertencentes aos russos implicará resposta com armamento convencional ou mesmo nuclear.
Ao mesmo tempo, Niemeyer avalia que a Ucrânia teve “relativo sucesso” nos 7 meses de guerra, já que “não permitiu a tomada da região central e da capital, Kiev.”
“A Ucrânia tenta tomar parte dessas províncias administradas pelos russos, será uma guerra longa, com a Ucrânia recebendo mais armamentos e recursos”, disse.
Este movimento ucraniano, de acordo com ele, trará uma iniciativa russa de “força e violência.”
No que diz respeito à comunidade internacional – que não reconheceu a anexação dos territórios ucranianos – o professor não vê muito o que ser feito.
“Já há sanções econômicas, a guerra está acontecendo e a participação direta dos países da OTAN no conflito é muito difícil”.
Para ele, “Putin pode até blefar sobre o uso de armas nucleares, mas é um blefe muito grave, que impede a ação dos outros.”
*Com produção de Isabel Campos


