Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apoio ao premiê japonês Yoshihide Suga cai para menos de 30%, diz pesquisa

    Olimpíadas de Tóquio e aumento de casos de Covid-19 derrubaram o apoio a Suga ao nível mais baixo desde que ele assumiu o cargo

    O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, durante a reunião virtual da Cúpula de Líderes sobre o Clima
    O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, durante a reunião virtual da Cúpula de Líderes sobre o Clima Foto: Reprodução/CNN Brasil (22.abr.2021)

    Reuters

    Ouvir notícia

    O apoio ao primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga caiu para menos de 30% pela primeira vez desde que ele assumiu o cargo, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9). 

    O índice é um sinal de que as Olimpíadas de Tóquio não conseguiram aumentar sua aprovação entre os japoneses em meio a um ressurgimento de infecções por coronavírus no país.

    Quase um terço  desaprovou a realização dos Jogos, que se encerraram neste domingo (8), e 60% disseram não querer que Suga continuasse como primeiro-ministro, de acordo com a pesquisa conduzida pelo jornal Asahi. 

    Os dados obscurecem as perspectivas do partido que está no poder nas próximas eleições gerais, que devem ser realizadas no final deste ano.

    Na pesquisa realizada neste fim de semana, o apoio de Suga caiu para 28%, o nível mais baixo desde que ele se tornou primeiro-ministro em setembro do ano passado.

    Dos entrevistados, 56% disseram que era bom realizar os Jogos de Tóquio, enquanto 32% acharam que era uma má ideia.

    A lentidão na vacinação no Japão prejudicou a popularidade de Suga e um aumento de novas infecções, causado pela rápida disseminação da variante Delta, ofuscou os Jogos Olímpicos, com casos atingindo a marca de um milhão na última sexta-feira.

    Os organizadores das Olimpíadas disseram que não havia ligação entre os Jogos e o aumento de casos no país.

    (Reportagem de Leika Kihara; edição por Daniel Wallis e Lincoln Feast.)

    Mais Recentes da CNN