Após mais de 15h, incêndio é controlado em Hong Kong; 94 pessoas morreram
A causa do incêndio ainda não foi determinada; três pessoas foram presas sob suspeita de homicídio culposo
Após mais de 15h de fogo, o incêndio que atingiu um conjunto de prédios em Hong Kong foi controlado nesta quarta-feira (26), deixando 83 mortos.
Trabalhando durante toda a noite, os bombeiros trabalharam para chegar aos andares superiores do complexo habitacional Wang Fuk Court, que possui 2 mil apartamentos distribuídos em oito blocos, devido ao calor intenso e à densa fumaça que ainda envolvia as torres de 32 andares, onde se acreditava que muitas pessoas estivessem presas.
A causa do incêndio no distrito de Tai Po, ao norte de Hong Kong, ainda não foi determinada.
Mas acredita-se que tenha sido alimentado por telas de construção verdes e andaimes de bambu – elementos essenciais da arquitetura tradicional chinesa, mas que estão sendo gradualmente eliminados em Hong Kong desde março por motivos de segurança.
A polícia informou que, além dos prédios estarem cobertos com telas de proteção e plástico que não atendiam aos padrões de segurança contra incêndio, as janelas de um edifício não afetado foram seladas com um material de espuma, instalado por uma construtora que realizava trabalhos de manutenção.
"Temos motivos para acreditar que os responsáveis da empresa foram extremamente negligentes, o que levou a este acidente e fez com que o incêndio se alastrasse descontroladamente, resultando em um grande número de vítimas", disse Eileen Chung, superintendente da polícia de Hong Kong.
Três homens da construtora foram presos sob suspeita de homicídio culposo pelo incêndio, acrescentou ela.
Um bombeiro estava entre os 94 mortos, e 45 pessoas foram hospitalizadas em estado crítico, informou a polícia de Hong Kong em uma coletiva de imprensa antes do amanhecer.
Um morador de 71 anos, de sobrenome Wong, desabou em lágrimas, dizendo que sua esposa estava presa lá dentro.
Harry Cheung, de 66 anos, que mora no Bloco Dois de um dos complexos há mais de 40 anos, disse ter ouvido um barulho alto por volta das 14h45 (06h45 GMT) e visto um incêndio começar em um bloco próximo.
"Voltei imediatamente para arrumar minhas coisas", disse ele.
"Nem sei como me sinto agora. Só consigo pensar em onde vou dormir esta noite. "
Xi Jinping, da China, pede esforço total contra incêndios.
Estruturas de andaimes foram vistas desabando enquanto bombeiros combatiam o incêndio, com dezenas de carros de bombeiros e ambulâncias alinhados na estrada abaixo do empreendimento.
Do continente, o presidente chinês Xi Jinping pediu um "esforço total" para extinguir o incêndio e minimizar vítimas e perdas, informou a emissora estatal chinesa CCTV.
Os preços exorbitantes dos imóveis em Hong Kong há muito tempo são um fator de descontentamento social na cidade, e a tragédia do incêndio pode acirrar ainda mais o ressentimento contra as autoridades antes das eleições legislativas municipais no início de dezembro.
O Departamento de Transportes de Hong Kong informou que, devido ao incêndio, um trecho inteiro da Tai Po Road, uma das duas principais rodovias de Hong Kong, foi fechado e os ônibus estão sendo desviados.
Pelo menos seis escolas estarão fechadas na quinta-feira (27) devido ao incêndio e ao congestionamento do trânsito, informou o Departamento de Educação da cidade.


