Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após sinal, EUA intensificarão conversas com russos para trocas de prisioneiros envolvendo Griner

    O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta (5) que a Rússia está pronta para discutir a troca por meios diplomáticos

    Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ao lado do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Genebra
    Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ao lado do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Genebra 21/01/2022 Alex Brandon/Pool via REUTERS

    Martin Goillandeauda CNN

    Ouvir notícia

    Os Estados Unidos vão intensificar conversas com os russos para uma troca de prisioneiros envolvendo a estrela da WNBA detida Brittney Griner, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta sexta-feira (5).

    “Apresentamos, como você sabe, uma proposta substancial na qual a Rússia deveria se envolver conosco. E o que o ministro das Relações Exteriores Lavrov disse esta manhã e disse publicamente é que eles estão preparados para se engajar através dos canais que estabelecemos para fazer exatamente isso. E vamos perseguir isso”, disse Blinken a repórteres em uma coletiva de imprensa enquanto participava da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudesre Asiático (Asean) no Camboja.

    O secretário de Estado afirmou que a condenação e a sentença de Griner a nove anos de prisão “complica ainda mais a injustiça que está sendo feita contra ela e sua detenção indevida”.

    A condenação de Griner “destaca a preocupação muito significativa [de Washington] com o sistema legal da Rússia e o uso do governo russo de detenções injustas para avançar sua própria agenda usando indivíduos como peões políticos”, disse Blinken a repórteres. “O mesmo vale para Paul Whelan”, acrescentou.

    O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta sexta que a Rússia estava pronta para discutir uma troca de prisioneiros de alto nível com os EUA por meio de um canal diplomático acordado por Biden e pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

    A discussão sobre a troca de prisioneiros está em andamento depois que o governo Biden ofereceu a troca de Viktor Bout, um traficante de armas russo que cumpre 25 anos de prisão nos EUA, em troca de dois americanos detidos pela Rússia, Brittney Griner e Paul Whelan.

    A estrela da WNBA foi condenada por um tribunal russo a nove anos de prisão por tráfico de drogas na quinta-feira (4).

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN