Após título do PSG, torcedores entram em confronto com a polícia em Paris

Ministro do Interior pediu que forças de segurança atuem "vigorosamente a esses abusos"

Tiago Tortella, da CNN, em São Paulo
Polícia em Paris após título do PSG da Champions League
Polícia em Paris após título do PSG da Champions League  • Reuters
Compartilhar matéria

Autoridades registraram confrontos entre torcedores e a polícia em Paris após o Paris Saint-Germain (PSG) ter conquistado a Champions League, o principal título do continente europeu, pela primeira vez.

O ministro do Interior da França, Bruno Retailleu, afirmou que os "verdadeiros fãs do PSG estão animados com o desempenho magnífico do time", pontuando que "bárbaros" saíram às ruas para cometer crimes e provocar a polícia.

"Pedi às forças de segurança interna que reagissem vigorosamente a esses abusos", adicionou o ministro no X.

"É insuportável que não seja possível festejar sem temer a selvageria de uma minoria de bandidos que não respeita nada", concluiu.

A polícia na Champs-Élysées usou gás lacrimogêneo e spray de pimenta para manter a ordem. Um porta-voz da polícia disse que um carro foi incendiado perto do Parc des Princes e que várias dezenas de pessoas foram presas até o final da partida.

O primeiro-ministro François Bayrou, por sua vez, destacou estar orgulhoso do PSG e pediu por uma "festa linda" e que todos os cidadãos zelem pela segurança.

Cerca de 5.400 policiais foram mobilizados por toda a cidade para as comemorações pós-jogo.

O presidente Emmanuel Macron, que é torcedor do Olympique de Marselha, publicou nas redes sociais que esse é um "dia glorioso para o PSG", reforçando que também está orgulhoso da equipe.

"Paris, a capital da Europa, esta noite", comentou.

Segundo a agência Reuters, o gabinete de Macron informou que ele receberá os jogadores no Palácio do Eliseu neste domingo (1°). A equipe também deve desfilar pela Champs-Élysées.

PSG conquista a Champions pela primeira vez

O PSG atropelou a Inter de Milão para conquistar a Champions League pela primeira vez neste sábado (31). O time comandado pelo técnico Luis Enrique venceu a final por 5 a 0.

Essa é a maior goleada em uma final na história da Champions. Hakimi, Doué, duas vezes, Kvaratskhelia e Mayulu decretaram a goleada francesa.

O confronto aconteceu em Munique, na Alemanha. Milhares de torcedores de ambos os clubes viajaram para assistir à final.

Após o título, as ruas de Paris foram tomadas pelos apoiadores do PSG, em uma festa que deve continuar pela noite. Um esquema especial de segurança foi montado pelas autoridades.