Após troca de farpas, Trump anuncia encontro com prefeito eleito de NY
Este será o primeiro encontro entre o líder republicano e o socialista democrático que venceu a eleição para prefeito neste mês

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que se reunirá com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, na Casa Branca na sexta-feira (21).
"Concordamos que esta reunião acontecerá no Salão Oval na sexta-feira, 21 de novembro", disse o presidente americano nas redes sociais.
Este será o primeiro encontro entre o líder republicano e o socialista democrático que venceu a eleição para prefeito neste mês.
Mamdani e Trump têm se criticado mutuamente, com o presidente americano tendo apoiado o oponente de Mamdani, Andrew Cuomo.
O futuro prefeito, por sua vez, tem sido crítico das políticas da administração Trump, incluindo a repressão à imigração e aos protestos contra o apoio dos EUA a Israel durante a guerra em Gaza.
O pedido de encontro partiu de Mandani. "Minha equipe entrou em contato com a Casa Branca para cumprir um compromisso que assumi com os nova-iorquinos ao longo desta campanha", disse ele na segunda-feira (17).
Trump tem usado repetidamente os poderes da presidência contra rivais políticos. Durante a campanha para a prefeitura de Nova York, o presidente americano ameaçou reter bilhões de dólares em verbas federais destinadas à cidade caso Mamdani vencesse.
O socialista fez do combate às ações do chefe de Estado - especialmente em relação à imigração - um ponto central de sua campanha vitoriosa.
Ele tomará posse como prefeito da cidade de Nova York em 1º de janeiro de 2026.

