Após uma semana de incêndios, Grécia começa a avaliar danos

Governo grego deve realizar reunião ministerial ainda nesta segunda-feira (9) para decidir medidas de alívio para moradores que perderam propriedades

Chamas cercam aldeia de Gouvesi, na ilha de Evia, na Grécia, durante incêndio florestal que atinge diversas regiões do país
Chamas cercam aldeia de Gouvesi, na ilha de Evia, na Grécia, durante incêndio florestal que atinge diversas regiões do país Foto: Dimitris Lampropoulos/Anadolu Agency via Getty Images (8.ago.2021)

Reuters

Ouvir notícia

Autoridades da Grécia começaram a avaliar os danos dos incêndios florestais que devastaram grandes áreas de floresta e forçaram milhares de pessoas a fugir de casa ao longo da última semana, enquanto outros incêndios se espalham sem contenção em muitas partes do país nesta segunda-feira (9).

A maior frente de combate às chamas está na ilha de Evia, ao leste da capital, que já obrigou a retirada de moradores de dezenas de vilarejos e milhares de pessoas. As chamas destruíram florestas e lares no norte da ilha.

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis deve realizar uma reunião ministerial ainda nesta segunda para decidir medidas de alívio para aqueles que perderam propriedades para o fogo.

“Nossa meta é completar o inventário o mais rápido possível, para iniciar imediatamente o processo de compensar nossos cidadãos afetados”, disse o Ministério da Infraestrutura e dos Transportes em um comunicado.

Em Evia, que é a segunda maior ilha grega e fica próxima do continente, aeronaves que derramam água encontravam dificuldade para operar por causa das colunas grandes de fumaça que cobriam a área, disseram autoridades.

Incêndio florestal na Grécia
Florestas da Grécia, na região da Ziria, queimam durante incêndio; bombeiros trabalham no controle das chamas
Foto: Reprodução / Reuters

Os incêndios irromperam durante a pior onda de calor da Grécia em três décadas na semana passada, causando temperaturas escaldantes e calor seco. As temperaturas chegaram a baixar um pouco, mas se prevê que voltem a subir durante a semana, o que significa que o risco de novos incêndios continua alto.

Em Atenas, autoridades começaram a avaliar os danos de um incêndio que varreu vários subúrbios do norte da cidade na semana passada e começou a recuar neste sábado.

Mais Recentes da CNN