Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aprovação de Biden cai para 36% e iguala recorde negativo, aponta Reuters/Ipsos

    Aumento do preço dos combustíveis e a pandemia de Covid-19 estão entre fatores que afetam popularidade do presidente dos EUA

    Jason Langeda Reuters

    O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, caiu para 36% nesta semana, igualando o patamar mais baixo em seus 19 meses na Casa Branca, no momento em que a inflação é um fardo para a vida dos norte-americanos, segundo uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (19).

    A pesquisa nacional feita durante dois dias e encerrada nesta terça apontou que 59% dos norte-americanos desaprovam o trabalho feito por Biden.

    A aprovação de Biden está abaixo de 50% desde agosto de 2021 e paira em torno do recorde negativo desde a primeira vez que o atingiu, em maio, em um alerta de que o Partido Democrata caminha para perder o controle de pelo menos uma das Casas do Congresso nas eleições parlamentares de 8 de novembro.

    A aprovação de Biden caiu 3 pontos percentuais, de 39% uma semana antes. A popularidade do presidente tem sofrido com a alta da inflação, que em junho chegou ao patamar mais alto em 40 anos, em 9,1%.

    A invasão da Rússia à Ucrânia ajudou a aumentar o preço dos combustíveis, e a pandemia de Covid-19 prejudicou as cadeias globais de fornecimento.

    Os mais baixos índices de aprovação de Biden se comparam com os de seu predecessor, Donald Trump, cuja popularidade chegou a estar em 33% em dezembro de 2017.

    Tópicos