Ar da capital da Índia atinge níveis de poluição mais altos do mundo

Uso de fogos de artifício no festival Diwali foi em parte responsável pela deterioração da qualidade do ar, aponta indicador

Shung Sin Tan, da Reuters
Compartilhar matéria

A qualidade do ar em Nova Délhi, capital da Índia, se deteriorou a níveis perigosos nesta terça-feira (21), com os valores registrados como os mais altos do mundo, segundo grupo suíço IQAir, em parte devido ao uso de fogos de artifício durante o Diwali, o festival hindu das luzes.

Marcos icônicos como o Memorial de Guerra do Portão da Índia e o Templo Akshardham foram envoltos em poluição tóxica, com imagens de drones revelando céus nublados por toda a cidade.

Na semana passada, a Suprema Corte da Índia flexibilizou a proibição de fogos de artifício na cidade, permitindo o uso dos chamados “fogos de artifício verdes” por no máximo três horas cada, no domingo (19) e na segunda-feira (20), embora testemunhas da agência de notícias Reuters tenham visto fogos de artifício sendo acionados fora do horário permitido.

As emissões dos fogos de artifício verdes são de 30% a 50% menores do que as dos fogos de artifício convencionais.

A leitura do IQAir para Nova Dhéli foi de 442, tornando a capital indiana a cidade mais poluída do mundo. Sua concentração de PM 2,5 foi mais de 59 vezes superior à meta anual recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a ONU, o PM 2,5, se refere a partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros, representando a maior ameaça à saúde e sendo frequentemente utilizado como parâmetro nas normas legais de qualidade do ar.

Quando inalado, o PM 2,5 é absorvido profundamente na corrente sanguínea e relacionado a doenças como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, doenças pulmonares e câncer.

O CPCB (Conselho Central de Controle da Poluição da Índia) também classificou a qualidade do ar da cidade como “muito ruim”, com um IQA (Índice de Qualidade do Ar) de 350. O CPCB considera um IQA de 0 a 50 como bom.

É improvável que Dhéli receba alívio nos próximos dias, com o Ministério das Ciências da Terra prevendo que a qualidade do ar permanecerá na categoria “Muito Ruim a Ruim”, com níveis de IQA entre 201 e 400.

A capital da Índia e seus distritos vizinhos são propensos a uma densa neblina atmosférica todo inverno, com o ar frio e pesado acumulando poeira de construção, emissões de veículos e fumaça de incêndios agrícolas, deixando muitos de seus 20 milhões de habitantes lutando contra doenças respiratórias.