Argentina envia primeiro avião com suprimentos ao Rio Grande do Sul
Ajuda do governo Milei inclui duas estações purificadoras de água e 72 mil pastilhas potabilizadoras

- 1 de 3
Avião com suprimentos da Argentina foi enviado ao Rio Grande do Sul • Embaixada do Brasil na Argentina
- 2 de 3
Embaixador brasileiro Julio Bitelli ao lado de avião com suprimentos, que foram enviados ao Rio Grande do Sul pela Argentina • Embaixada do Brasil na Argentina
- 3 de 3
Embaixador brasileiro Julio Bitelli ao lado de avião com suprimentos, que foram enviados ao Rio Grande do Sul pela Argentina • Embaixada do Brasil na Argentina
-
Duas estações purificadoras de água e 72 mil pastilhas potabilizadoras para ajudar os afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul partiram na tarde desta quinta-feira (9) da Grande Buenos Aires, rumo à Base Aérea de Canoas (RS).
Os itens, que decolaram a bordo de uma aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Argentina, fazem parte da ajuda oferecida pelo governo de Javier Milei ao Brasil na última segunda-feira (6).
“Por enquanto é o que necessitamos. O resto está sendo analisado”, disse à CNN o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Bitelli, que esteve na Base Aérea de El Palomar, ao lado do ministro argentino da Defesa, Luis Petri, sobre o resto da oferta divulgada pela chancelaria do país vizinho.
A Argentina também ofereceu 20 homens e cães da Polícia Federal Argentina, especialistas em logística da Comissão de Capacetes Brancos (equipe de prestação de ajuda humanitária do país), um avião para transporte de pessoas ou carga, três helicópteros, equipamento móvel sanitário com equipe de saúde, mergulhadores táticos da Marinha Argentina e Unidades de engenheiros com embarcações. O Brasil ainda analisa essa parte da ajuda.
O ministro argentino da Defesa informou que a aeronave chegará à base militar de Canoas e ficará à disposição do Comando Conjunto Militar brasileiro, que opera na zona de emergência.