Associação Ucraniana de Futebol pede exclusão do Irã da Copa do Mundo de 2022

A UAF denuncia histórico de violações de direitos humanos e suposto envolvimento do Irã na invasão da Ucrânia pela Rússia.

Matt Foster e Sammy Mngqosini, da CNN
O Irã foi o primeiro país das Eliminatórias Asiáticas a se classificar para o Mundial. A vaga foi garantida depois de uma vitória por 1 a 0 contra o Iraque. Esta será a sexta Copa do Mundo dos iranianos  • Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images
Compartilhar matéria

A Associação Ucraniana de Futebol (UAF) fará uma petição à FIFA para banir o Irã da próxima Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar.

A UAF anunciou suas intenções na segunda-feira (31) com base no histórico de violações de direitos humanos e no suposto envolvimento do Irã na invasão da Ucrânia pela Rússia.

Se o Irã for retirado da competição, a Ucrânia poderá servir como equipe substituta devido aos resultados das eliminatórias.

Uma declaração publicada no site da UAF observa que a decisão de arquivar o pedido foi tomada em uma reunião de seu Comitê Executivo.

A declaração diz: “O Comitê Executivo da UAF decidiu… Levando em consideração as informações da mídia sobre violações sistemáticas dos direitos humanos no Irã, que podem violar os princípios e normas dos Estatutos da FIFA, levando em consideração a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU sobre a imposição de sanções sobre o Irã e o possível envolvimento do Irã na agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, para fazer um pedido à FIFA para considerar a exclusão da seleção iraniana da Copa do Mundo de 2022”

A FIFA se recusou a comentar o assunto quando contatada pela CNN.

A CNN entrou em contato com a UFA para confirmar se sua solicitação já foi arquivada, mas não recebeu resposta imediatamente.

A Copa do Mundo da FIFA 2022 começa em 20 de novembro. A primeira partida do Irã é contra a Inglaterra em 21 de novembro.

O comunicado de imprensa da UFA também pediu que a FIFA e a UEFA tomem “medidas urgentes” contra a União Russa de Futebol “na forma de exclusão de membros da FIFA e da UEFA”.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original