Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Dia bastante especial’, diz astrônomo sobre lançamento espacial tripulado

    Cássio Barbosa explica importância de missão enviada para o espaço na tarde deste sábado (30)

    Da CNN, em São Paulo

     

    O astronômo do Centro Universitário FEI Cássio Barbosa falou à CNN sobre o lançamento com sucesso do voo espacial tripulado da nave espacial Crew Dragon pela Nasa na tarde deste sábado (30). A missão, que é fruto de parceria público-privada da Agência Espacial Norte-Americana com empresa aeroespacial SpaceX, havia sido remarcada após ter seu lançamento no último dia 27 adiado devido ao mau tempo.

    “É um dia bastante especial. Depois de nove anos os Estados Unidos mandando seus próprios astronautas de solo americano, com uma empresa americana… No Youtube são 5 milhões de pessoas ao vivo assistindo”, comemora, dizendo também como deve estar a cabeça dos astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, que serão levados até a Estação Espacial Internacional.

    “Existe uma preparação, um treinamento, protocolo para tudo isso, mas a carga emocional é grande. Os dois são veteranos, experientes para suportar. A maior pressão é psicologica, de voltar a viajar no espaço a partir dessa plataforma de lançamento histórica”, disse. 

    Barbosa cita a importância para os Estados Unidos recuperarem sua posição na corrida espacial. “Talvez o fruto principal seja voltar a ter uma linha comercial partindo dos EUA. Provavelmente vai se tornar regular, acentuando essa troca de tripulação,equipamento, carga, em conexão com a estação espacial. Uma consequência final seria a revitalzação da estação espacial”, afirmou.

    O astrônomo analisa o que dificultaria um lançamento a partir da base de Alcântara, no Maranhão. “Um lançamento aqui implica em várias concessões de geopolítica. Em uma tentativa anterior, por exemplo, os americanos exigiam que uma parte ficasse fechada a cientistas brasileiros para que não houvesse roubo de tecnologia. Haveria uma violação de autonomia de territorialidade brasileira”.

    O ponto brasileiro, no entanto, apresenta vantagens. “A base de Alcântara é uma das melhores do mundo, pela proximidade com [o trópico do] Equador, o que facilita e economiza combustível. Tem grandes problemas com lançamentos feitos na Flórida, que têm que passar pelo território americano e podem cair em uma cidade”, observa.

    Lançamento do foguete Falcoln 9 pela NASA e SpaceX
    Lançamento do foguete Falcoln 9 pela NASA e SpaceX
    Foto: Reprodução / CNN