Ataque no Canadá: Colúmbia Britânica declara esta quinta-feira dia de luto

Sessão que marcaria a reabertura dos trabalhos legislativos é adiada após massacre em escola

Caitlin Danaher, da CNN
Fita policial isola casa de suspeita de 18 anos após massacre em escola no Canadá
Fita policial isola casa de suspeita de 18 anos após massacre em escola no Canadá  • Reuters
Compartilhar matéria

A quinta-feira (12) foi declarada dia de luto na Colúmbia Britânica, no Canadá, depois que oito pessoas foram mortas em ataque a tiros na cidade de Tumbler Ridge.

A suspeita, identificada como uma jovem de 18 anos que morava na região, teria tirado a própria vida depois do ataque. Entre as vítimas, seis foram encontradas mortas na escola de Tumbler Ridge. As outras duas eram a mãe e o meio irmão da suspeita, encontrados mortos dentro de casa. A polícia ainda investiga a motivação do ataque.

O dia de luto foi anunciado em uma declaração conjunta dos líderes da assembleia legislativa da Columbia Britânica: o líder do governo na Câmara, Mike Farnworth; a líder da oposição oficial na Câmara, Á’a:líya Warbus; e o líder do Partido Verde da Colúmbia Britânica na Câmara, Rob Botterell.

“O horrível ataque a tiros e a trágica perda de vidas em Tumbler Ridge devastaram esta pequena comunidade e impactaram pessoas em toda a Colúmbia Britânica, no Canadá e ao redor do mundo”, afirmou a declaração conjunta.

O Discurso do Trono, que estava inicialmente programado para ocorrer amanhã e marcar o primeiro dia da sessão legislativa da primavera, foi adiado. A assembleia legislativa realizará um minuto de silêncio ao meio-dia em homenagem às vítimas, aos familiares e à comunidade de Tumbler Ridge.

“O povo da Colúmbia Britânica lamenta junto com o povo de Tumbler Ridge. Estamos unidos e continuaremos a garantir todo o apoio possível aos membros da comunidade nos próximos dias”, continuou a declaração.

Mais cedo, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse em mensagem aos moradores de Tumbler Ridge: "a nação está de luto com vocês".

“Esta manhã, pais, avós, irmãs e irmãos em Tumbler Ridge acordarão sem alguém que amam. A nação está de luto com vocês. O Canadá está ao lado de vocês”, afirmou Carney no Parliament Hill, em Ottawa, contendo as lágrimas.