Áudio do tráfego aéreo captura momentos antes, durante e depois da colisão
Gravações captaram a reação de outros pilotos que estavam próximos ao local do acidente no momento


O áudio do controlador de tráfego aéreo obtido pela CNN captura o momento em que os operadores de controle de tráfego aéreo perguntam ao helicóptero se o voo comercial operado pela PSA Airlines está à vista.
Um controlador de tráfego aéreo disse: “PAT 2-5, você tem o CRJ à vista?”
O controlador respondeu: “PAT 2-5, passe atrás do CRJ.”
O áudio então capturou suspiros audíveis, incluindo um alto “oooh” no fundo, aparentemente da torre, no momento do acidente.
A torre então alertou outro piloto sobre o que aconteceu.
“Não sei se você percebeu antes o que aconteceu, mas houve uma colisão na extremidade de aproximação do 3-3. Vamos encerrar as operações por tempo indeterminado se você quiser voltar para o portão. É altamente recomendável que vocês coordenem com a empresa. Me avisem o que vocês querem fazer”, diz o controlador, referindo-se à pista 33.
O áudio também revelou que outro piloto viu o incidente e confirmou com um controlador de tráfego aéreo.
Outro piloto pôde ser ouvido dizendo: “Sim, estávamos na final curta e vimos sinalizadores do lado oposto do Potomac”.
Um controlador de aproximação disse mais tarde: “Aparentemente, ambas as aeronaves envolvidas estão no rio, uma busca e resgate estarão em andamento”.
Várias outras aeronaves fizeram planos de desviar para outros aeroportos após o incidente, pois os voos em DCA foram interrompidos.
O acidente
Uma aeronave da American Airlines com 60 passageiros e quatro tripulantes caiu no Rio Potomac após colidir com um helicóptero, nesta quarta-feira (29), perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington.
Em comunicado, a Administração Federal de Aviação disse que o acidente aconteceu enquanto a aeronave se aproximava da pista.
O avião era o voo 5342 da American Airlines e era um jato regional PSA Airlines Bombardier CRJ700. Ele partiu de Wichita, Kansas, na quarta-feira.
Já o helicóptero era um Black Hawk, do Exército dos EUA, que realizava um treinamento no momento da colisão
O National Transportation Safety Board está liderando a investigação, junto com a FAA.
Veja imagens do acidente aéreo nos EUA:
- 1 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
- 2 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
- 3 de 13
Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
-
- 4 de 13
Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
- 5 de 13
Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
- 6 de 13
Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
-
- 7 de 13
Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
- 8 de 13
Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
- 9 de 13
Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
-
- 10 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 11 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 12 de 13
Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
-
- 13 de 13
Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução