Autoridade Palestina pede que mundo se oponha à posição de Trump sobre Gaza
Donald Trump declarou na terça-feira (4) que os Estados Unidos “irão tomar conta” da Faixa de Gaza


A Ministra das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Varsen Aghabekian Shaheen, afirmou que o mundo deveria se unir contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e qualquer um dos planos dele para retirar os palestinos de Gaza.
Trump declarou na terça-feira (4) que os Estados Unidos “irão tomar conta” da Faixa de Gaza – possivelmente com a ajuda de tropas americanas – e que os palestinos deveriam sair de lá.
Varsen Aghabekian Shaheen disse à CNN nesta quarta-feira (5) que a “última coisa” que os palestinos em Gaza querem ouvir é “sobre deslocamento”.
“Essas pessoas já foram deslocadas antes. Eles se tornaram refugiados em 1948, a maioria deles. A maioria deles foi deslocada dentro de Gaza durante as várias guerras iniciadas por Israel em Gaza”, ela comentou.
“Se o presidente Trump quer criar uma Riviera, que faça isso com os palestinos na terra natal deles, na terra dos antepassados deles”, continuou Aghabekian Shaheen. “Já vivenciamos refúgio antes. Já enfrentamos o deslocamento antes e isso não acontecerá novamente. Já dissemos repetidamente – a liderança palestina, o nosso presidente. Não sairemos da nossa terra”.
Aghabekian Shaheen ressaltou que a Autoridade Palestina está “muito grata” por vários países terem se manifestado contra os comentários de Trump sobre Gaza, incluindo o Egito, a Jordânia e a Arábia Saudita. Ela destacou que “o apoio ao povo palestino está muito claro”.
“Se permanecermos unidos na região como uma só voz, rejeitando tais movimentos, e se formos apoiados pela Europa (e) pelo resto do mundo, então talvez isto chegue aos ouvidos do presidente Trump e veremos de alguma forma uma mudança de tom”, frisou Aghabekian Shaheen.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato