Autoridades estrangeiras reagem à visita de Nancy Pelosi a Taiwan

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA é a representante dos EUA de mais alto nível a visitar a ilha nos últimos 25 anos

Renata Souza, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou a viagem da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, a Taiwan, acusando os Estados Unidos de interferirem nos assuntos internos da China, segundo a autoridade norte-coreana KCNA.

Pelosi é a representante dos EUA de mais alto nível a visitar Taiwan nos últimos 25 anos.

Antes da confirmação da viagem, a China condenou as intenções de Pelosi. “Se os EUA insistirem em seguir seu próprio curso, os militares chineses nunca ficarão de braços cruzados”, declarou o Ministério da Defesa da China na última semana.

A tensão entre a ilha e a China se dá em razão da reivindicação do Partido Comunista da China pela autogovernada democracia taiwanesa como seu próprio território.

Mapa China Taiwan / Arte/CNN Brasil
Mapa China Taiwan / Arte/CNN Brasil

No Reino Unido, o embaixador da China, Zheng Zeguang, prometeu "graves consequências" se parlamentares britânicos visitarem Taiwan, informou o The Guardian nesta terça-feira (2).

Tal qual argumentaram os norte-coreanos, Zeguang disse, em entrevista coletiva, que a medida seria uma interferência nos assuntos internos da China que inevitavelmente levaria a graves consequências nas relações entre China e Reino Unido.

 

*Com informações de Anirudh Saligrama e Soo-hyang Choi, da Reuters