Manifestantes taiwaneses apoiam visita de Nancy Pelosi do lado de fora de hotel
Deputada democrata iniciou visita que Pequim advertiu contra, dizendo que prejudicaria relações sino-americanas
A controversa viagem da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan na noite de terça-feira (2), provocou protestos no hotel em que ela estaria hospedada em Taipé. A deputada democrata iniciou uma visita que Pequim advertiu contra, dizendo que isso prejudicaria as relações sino-americanas.
Uma multidão que se reuniu do lado de fora do Grand Hyatt Hotel segurava cartazes que diziam: “Sou taiwanês. Eu defendo a independência de Taiwan.”

“Estamos aqui para testemunhar a história, porque desde 1997 os EUA não enviam um funcionário de alto escalão para vir a Taiwan. Quando soube hoje que ela poderia estar vindo para Taiwan, fiquei muito empolgado e quis vir e ver por mim mesma. Porque ela apoia a democracia, e seus ideais são muito claros e semelhantes aos nossos. E achamos que Taiwan é um país”, disse Abby Ting, moradora local de 38 anos.
Trabalhador financeiro de 29 anos, Simon Lin agradeceu à deputada “por ignorar as ameaças da China e vir a Taiwan para apoiar a luta da ilha pela liberdade e democracia”.
Um grupo separado de manifestantes anti-EUA também protestaram do lado de fora do Grand Hyatt Hotel, pisando em uma bandeira dos Estados Unidos e gritando “Pelosi, saia”.
Pelosi está em uma viagem pela Ásia que inclui visitas planejadas a Cingapura, Malásia, Coréia do Sul e Japão.
A China afirma que a autogovernada Taiwan é sua propriedade, e um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse no início desta semana que qualquer visita de Pelosi seria “uma interferência grosseira nos assuntos internos da China” e alertou que “o Exército de Libertação do Povo Chinês nunca ficará de braços cruzados. ”
Os Estados Unidos disseram na segunda-feira (2) que não seriam intimidados pelo que chamaram de “chacoalhar de sabre” chinês.
A maioria das reuniões planejadas de Pelosi em Taiwan, inclusive com a presidente Tsai Ing-wen, está marcada para quarta-feira (3), disse uma autoridade familiarizada com seu itinerário.