Autoridades iranianas confirmam ataques às instalações nucleares

O país aponta que as usinsas Fordow, Isfahan e Natanz foram afetadas; locais estão nas montanhas no norte e abrigam equipamentos para enriquecer urânio

Nechirvan Mando e Todd Symons, da CNN
Compartilhar matéria

Autoridades regionais no Irã confirmaram que as instalações nucleares de Isfahan, Natanz e Fordow foram atacadas, segundo a mídia estatal iraniana.

“Há poucas horas, após a ativação dos sistemas de defesa aérea de Qom e a identificação de alvos hostis, uma parte da área da usina nuclear de Fordow foi atacada por forças aéreas inimigas”, disse um porta-voz do centro de gerenciamento de crises, segundo as agências de notícias estatais do Irã.

A instalação de Fordow está localizada nas profundezas de montanhas no norte do Irã e abriga equipamentos avançados usados para enriquecer urânio a altos graus de pureza. Acreditava-se que apenas as bombas americanas "bunker-buster" (perfuradoras de bunker) seriam capazes de danificar a instalação, devido à sua profundidade.

O vice-governador de Segurança de Isfahan confirmou que as instalações de Isfahan e Natanz, no centro do Irã, também foram atacadas.

“Testemunhamos intrusões perto das instalações nucleares em Isfahan e Natanz”, disse ele, acrescentando que as defesas aéreas foram ativadas para “confrontar alvos hostis”, mas que “várias explosões foram ouvidas”, segundo as declarações do governador citadas pelas agências de notícias.

As instalações haviam sido esvaziadas previamente, de acordo com a mídia iraniana.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original