Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Autoridades solicitam que moradores deixem suas casas na Austrália por causa de incêndios florestais

    Fogo destruiu ao menos 30 residências no estado de Queensland; mais de 35 focos foram registrados neste sábado

    Bombeiro apaga chamas durante incêndio florestal em Queensland, na Austrália
    Bombeiro apaga chamas durante incêndio florestal em Queensland, na Austrália Reprodução/Reuters

    Sam McKeithda Reuters

    da Reuters

    Autoridades solicitaram neste sábado (28) que milhares de pessoas no estado de Queensland, na Austrália, saiam de suas casas devido ncêndios florestais que já destruíram pelo menos 30 residências e continuam a ameaçar cidades rurais.

    Mais de 35 incêndios florestais ocorreram neste sábado em Queensland, com a cidade de Tara, a cerca de 890 quilômetros ao norte da capital do estado, Brisbane, entre as áreas de maior risco, segundo os bombeiros.

    A Austrália enfrenta uma temporada de incêndios florestais de alto risco após o início do El Niño, associado a eventos extremos, incluindo também ciclones e secas.

    As duas últimas temporadas de incêndios na Austrália foram menos impactantes se comparadas com o apelidado “Verão Negro” de 2019-2020, de incêndios florestais que destruíram uma área do tamanho da Turquia e mataram 33 pessoas.

    Os Serviços de Incêndio e Emergência de Queensland emitiram um alerta de incêndio florestal neste sábado que incluía Tara, com uma população de cerca de 3.800 habitantes, pedindo aos residentes que “saíssem imediatamente”.

    Alertas de emergência também foram implementados para localidades rurais próximas de The Gums, Wieambilla e para as áreas rurais de Coliseu e Monte Tom, cerca de 510 km mais ao norte do país.

    “Há um esforço conjunto sendo feito por todos para lançar o que pudermos contra esses incêndios”, disse o comissário assistente do Corpo de Bombeiros Rural de Queensland, Peter Hollier, à Australian Broadcasting Corp.

    A emissora informou que mais de 30 casas foram destruídas nos incêndios florestais desencadeados esta semana e alimentados por ventos quentes e secos.

    Turistas são atingidos por bola de fogo em hostel na Austrália; veja momento da explosão