Baleia “espiã” russa está na Suécia, afirma entidade
Organização OneWhale divulgou localização do animal em um comunicado; ela já havia sido localizada anteriormente na Noruega; gerando preocupações com possíveis acidentes
Uma baleia beluga conhecida internacionalmente como uma suposta “espiã russa” entrou em águas suecas, anunciou uma organização criada para rastrear a baleia na segunda-feira.
A baleia, apelidada de Hvaldimir, ganhou fama internacional em 2019 depois que foi flagrada usando uma coleira especialmente feita com suportes para uma câmera, levando os especialistas a acreditar que ela pode ter sido treinada pelos militares russos.
“Depois de quatro anos nadando para o sul na costa da Noruega, Hvaldimir – conhecida mundialmente como a baleia beluga ‘espiã russa’ – está agora em águas suecas”, disse a organização OneWhale em um comunicado.
Hvaldimir foi recentemente avistado na capital da Noruega, Oslo, gerando preocupações com a segurança da baleia devido ao intenso tráfego de barcos na área.
“Mas a famosa beluga contornou as perigosas águas de Oslo para a Suécia”, disse o comunicado da OneWhale. “Estamos impressionados com a demonstração de cuidado da Suécia com Hvaldimir. Eles imediatamente nos contataram após sua chegada e até fecharam uma ponte para protegê-lo.”
O presidente da OneWhale, Rich German, disse: “A situação de Hvaldimir continua extremamente vulnerável, já que a Suécia é um país altamente populoso, mas estamos muito gratos às autoridades suecas por terem rapidamente tomado medidas para cuidar da baleia”.