Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bashar-al Assad é convidado para cúpula do clima COP28 em Dubai

    Convite veio dos Emirados Árabes Unidos, que sediará evento previsto para acontecer no dia 30 de novembro; será a primeira cúpula da qual o presidente da Síria participará desde o início da guerra civil 

    Mohammed TawfeeqLaura Paddisonda CNN

    Os Emirados Árabes Unidos convidaram o presidente sírio, Bashar al-Assad, para participar da COP28 Climate Summit das Nações Unidas, que acontecerá a partir de 30 de novembro em Dubai.

    A embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Damasco disse em um post no Twitter no domingo que Assad recebeu um convite para participar da COP28 do Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos e governante de Abu Dhabi. A agência de notícias estatal síria SANA também confirmou o convite na segunda-feira.

    Se Assad comparecer, será sua primeira cúpula global desde o início da brutal guerra civil no país em 2011 e pode causar tensões diplomáticas para os países que continuam a impor sanções ao seu regime.

    A cúpula do clima da ONU já gerou polêmica por nomear como seu presidente Sultan Al Jaber, CEO da estatal Abu Dhabi National Oil Company, uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo.

    Um porta-voz da COP28 disse à Reuters em comunicado nesta semana: “A COP28 está comprometida com um processo COP inclusivo que produz soluções transformacionais. Isso só pode acontecer se tivermos todos na sala.”

    Em março, Assad visitou os Emirados Árabes Unidos a convite oficial pela primeira vez desde o início da guerra civil na Síria. Foi também sua primeira visita a um país árabe desde 2011.

    No início deste mês, as nações árabes concordaram em readmitir a Síria na Liga Árabe, apesar das repetidas objeções dos Estados Unidos ao fim do isolamento de mais de uma década de um regime que considera responsável pela morte de mais de 300 mil civis e deslocamento de milhões na guerra civil do país.