Biden diz à CNN que não está preocupado com boicotes de líderes à Cúpula das Américas

Presidente dos EUA comentou decisão do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de não participar do encontro regional de líderes

CNN Espanhol
Joe Biden na abertura da Cúpula das Américas, em Los Angeles  • Anna Moneymaker/Getty Images
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao jornalista Kevin Liptak, da CNN, que não estava preocupado com boicotes de líderes, incluindo o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador e outros líderes da América Central, na Cúpula das Américas.

Questionado por Liptak se estava preocupado, ele respondeu simplesmente "não", enquanto a imprensa era escoltada para fora de uma reunião em que Biden apareceu com a vice-presidente Kamala Harris e líderes caribenhos.

A decisão do presidente do México de boicotar a cúpula de líderes regionais desta semana em Los Angeles tornou inúteis meses de trabalho do presidente Joe Biden e outras autoridades para convencê-lo a comparecer.

A decisão de vários países de se afastarem da cúpula, um protesto contra a decisão de Biden de não convidar Cuba, Venezuela e Nicarágua, destacou a luta em relação à influência dos EUA em uma região que se fraturou politicamente e luta economicamente.

"Olha, achei importante que ele viesse porque acho que quando o mundo inteiro estiver presente... deve ser entre líderes", disse Biden ao entrar na reunião que já havia começado.

"Há muito o que falar", disse ele. "Estamos falando sobre tudo na frente da imprensa?"

"Não", disse Harris.

"Meu objetivo é intensificar o relacionamento com o Caribe", disse.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
espanholVer original