Biden e Kamala dizem a Zelensky que jamais reconhecerão anexação de territórios

Presidente e vice-presidente dos Estados Unidos se comunicaram com o líder ucraniano por ligação telefônica

Arlette Saenz e Betsy Klein, da CNN
Joe Biden, candidato democrata à presidência, ao lado da senadora Kamala Harris
Joe Biden e Kamala Harris, presidente e vice-presidente dos Estados Unidos  • Lucas Jackson/Reuters
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, conversaram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na manhã de terça-feira (4), por ligação telefônica, dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou anexaria quatro territórios ucranianos.

Os chamados referendos utilizados foram declarados como “uma farsa” pela Ucrânia e nações ocidentais.

Biden e Harris destacaram “que os Estados Unidos nunca reconhecerão a suposta anexação russa do território ucraniano” e Biden “afirmou a prontidão contínua dos Estados Unidos para impor custos severos a qualquer indivíduo, entidade ou país que forneça apoio à suposta anexação da Rússia, ”, disse um comunicado da Casa Branca.

Biden reiterou o compromisso de seu país em apoiar a Ucrânia e os líderes discutiram um novo pacote de assistência à segurança de US$ 625 milhões , que inclui mais quatro sistemas de foguetes, conhecidos como Himars, além de obuses e munições adicionais, como informou a CNN anteriormente.

Eles também discutiram um acordo de exportação de grãos e “esforços contínuos dos Estados Unidos para reunir o mundo em torno dos esforços da Ucrânia para defender sua liberdade e democracia, conforme consagrado na Carta das Nações Unidas”, completou o texto.