Biden e Obama parabenizam democratas por vitórias nas eleições

A deputada democrata de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, exaltou a vitória de Zohran Mamdani na prefeitura da cidade

Matt Meyer, Arlette Saenz e Kaanita Iyer, da CNN
Ex-presidente dos EUA Barack Obama e o presidente Joe Biden em evento de campanha
Os ex-presidentes dos EUA, Joe Biden e Barack Obama  • Kevin Lamarque/Reuters
Compartilhar matéria

O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, ligou para as democratas Mikie Sherrill e Abigail Spanberger para parabenizá-las por suas vitórias, disse uma fonte familiarizada com as ligações.

Biden não estava entre os representantes democratas que percorreram a campanha eleitoral para Sherrill ou Spanberger nesta eleição. Mas ele apoiou ambas as mulheres em suas candidaturas à Câmara dos Representantes dos EUA em 2018, chegando a fazer campanha com Sherrill em Nova Jersey, onde ela acabou perdendo.

Em julho de 2024, Sherrill se tornou a sétima deputada a pedir que Biden desistisse da corrida presidencial após o debate contra Donald Trump.

Além de Biden, o também ex-presidente Barack Obama, que percorreu a campanha eleitoral e os meios de comunicação para apoiar os democratas em várias das principais disputas desta noite no país, parabenizou os vencedores do partido.

Em publicação na rede social X, Obama afirmou que o futuro parece mais promissor.

"Parabéns a todos os candidatos democratas que venceram esta noite. É um lembrete de que, quando nos unimos em torno de líderes fortes e com visão de futuro que se importam com as questões que importam, podemos vencer. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas o futuro parece um pouco mais promissor", disse o ex-presidente.

Já a deputada de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, também do partido Democrata, disse à CNN que a vitória de Zohran Mamdani na eleição para prefeito demonstra que os democratas devem "se aproximar de um eleitorado diversificado e da classe trabalhadora".

Questionada por Abby Phillip, da CNN, sobre qual mensagem o Partido Democrata deveria extrair da vitória de Mamdani, Ocasio-Cortez disse: "Acho que uma parte importante é que não é tão ruim assim se aproximar de um eleitorado diversificado da classe trabalhadora e garantir que enviemos nossos melhores representantes, cumprindo a promessa do nosso partido".

"Não precisamos ter medo do futuro e não precisamos ter medo da nossa juventude", acrescentou Ocasio-Cortez