Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden: governo federal vai financiar reconstrução da ponte em Baltimore

    Presidente precisa, ainda, da aprovação do Congresso americano

    Presidente dos EUA, Joe Biden
    Presidente dos EUA, Joe Biden 29/02/2024REUTERS/Kevin Lamarque

    Da Reuters

    O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu que o governo federal pagará o custo total da reconstrução da Ponte Francis Scott Key em Baltimore, uma das artérias mais movimentadas do país que desabou na madrugada da terça-feira (26), depois de ser atingida por um navio de carga.

    “É minha intenção que o governo federal pague por todo o custo de reconstruir essa ponte e espero que o Congresso apoie meu esforço”, disse Biden, falando da Casa Branca antes de uma viagem à Carolina do Norte.

    “Falei com o Governador [Wes] Moore esta manhã, bem como com o Presidente da Câmara de Baltimore, com o Executivo do Condado, com os dois senadores do estado e com o meu Secretário dos Transportes”, informou Biden. “Eu disse a eles que vamos enviar todos os recursos federais de que precisam para responder a esta emergência. E quero dizer, todos os recursos federais, e vamos reconstruir aquele porto juntos”, completou.

    Autoridades investigam a causa do acidente. Durante a coletiva, Biden disse que, até o momento, tudo indica que o caso não passou de um terrível acidente.

    “Tudo indica que foi um acidente terrível. Neste momento, não temos nenhuma outra indicação, nenhuma outra razão para acreditar que foi qualquer ato intencional”, disse o presidente americano.

    Acidente na madrugada

    Um navio de carga transportando contêineres colidiu com a ponte enquanto navegava para fora do porto de Baltimore, Maryland, na escuridão da terça-feira, enviando carros e pessoas para o rio abaixo e fechando um dos portos mais movimentados da costa leste dos Estados Unidos.

    Antes da colisão, a tripulação notificou as autoridades com uma chamada de “socorro” que permitiu que o tráfego fosse parado antes do impacto, o que provavelmente salvou diversas vidas, disse o governador de Maryland, Wes Moore.

    Duas pessoas foram retiradas do rio Patapsco, disse o chefe dos bombeiros de Baltimore. Uma não ficou ferida e a outra foi levado para um centro de trauma local em “condição muito grave”, disse o chefe dos bombeiros. Os socorristas buscam por pelo menos seis desaparecidos nas águas geladas do rio.

    A queda da ponte, que deteve indefinidamente o fluxo de navios dentro e fora de Baltimore, pode prejudicar a economia local, sobrecarregar as cadeias de suprimentos e atrasar as entregas ao longo da costa leste dos EUA.