Biden pede desculpas na COP26 por ações climáticas de Trump

Ex-presidente Trump retirou os Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris

Allie Malloy, da CNN
O presidente dos EUA, Joe Biden, faz comentários sobre o teto da dívida dos EUA no State Dining Room da Casa Branca em Washington
Presidente Joe Biden disse que a COP26 não é o fim da jornada de acordos climáticos, mas a linha de partida  • REUTERS/Jonathan Ernst
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu desculpas, nesta segunda-feira (1º), aos líderes mundiais na cúpula da 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26) pelas ações climáticas tomadas pelo governo do ex-presidente Donald Trump, que se retirou do Acordo do Clima de Paris.

“Acho que não deveria me desculpar, mas peço desculpas pelo fato de que os Estados Unidos --no último governo-- ter se retirado do Acordo de Paris, nos colocando meio atrás da bola 8”, disse Biden em um evento sobre ação e solidariedade em Glasgow, na Escócia.

“Nosso encontro aqui em Glasgow não é o fim da jornada. Todos nós sabemos disso”, disse Biden no evento, acrescentando que é “realmente apenas uma linha de partida”.

“Temos as ferramentas, temos o conhecimento e os recursos. Temos que fazer algumas escolhas”, acrescentou Biden.

Biden está sob pressão para demonstrar o compromisso americano com a mudança climática. Os líderes mundiais se perguntam até que ponto suas promessas podem durar quando as mudanças políticas podem fazer com que o país mude drasticamente de curso.