Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden realizará exame médico antes de possível anúncio de candidatura à reeleição

    Visita de Biden aos médicos será seu segundo exame extenso desde que tomou posse, em janeiro de 2021

    Steve Hollandda Reuters

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 80 anos, passará por um exame médico nesta quinta-feira (16), antes de um esperado anúncio de que ele buscará a reeleição para um segundo mandato de quatro anos na Presidência.

    A visita de Biden aos médicos do Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, nas proximidades de Bethesda, no Estado de Maryland, será seu segundo exame extenso desde que tomou posse, em janeiro de 2021.

    Seu último exame médico e colonoscopia, em novembro de 2021, mostraram que o presidente era um “homem saudável e vigoroso de 78 anos”, disseram seus médicos. Ele teve um pólipo removido de seu cólon.

    Biden, que já é o presidente dos EUA mais velho da história, tem rejeitado perguntas sobre sua idade e teve uma série de sucessos legislativos em seus primeiros dois anos. No entanto, os eleitores estão preocupados com os outros quatro anos.

    Cerca de 75% dos norte-americanos, incluindo mais da metade dos democratas e a grande maioria dos republicanos, dizem que Biden está velho demais para trabalhar no governo, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada entre 6 e 13 de fevereiro.

    A maioria dos entrevistados democratas disse que o presidente continua em boa forma mental, mas cerca de metade deles afirmou que ele não consegue lidar com o peso físico da Presidência.

    Biden faria 86 anos ao final de um possível segundo mandato, tornando-o 13 anos mais velho do que a expectativa de vida média de um homem norte-americano, de acordo com dados de 2020 do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

    Em seu último exame, o médico da Casa Branca, Kevin O’Connor, declarou que Biden está apto para o serviço e capaz de executar suas responsabilidades. O’Connor atribuiu o andar rígido de Biden à artrite da coluna vertebral e “neuropatia periférica”, ou alguma perda de sensibilidade nos pés.

    Os médicos de Biden devem realizar um exame neurológico nesta quinta-feira, como é típico em pessoas de sua faixa etária que são mais vulneráveis a quedas, disse Borna Bonakdarpour, professor associado de neurologia da Escola de Medicina Feinberg, da Northwestern University, à Reuters.

    Eles também devem verificar os olhos e a audição de Biden e “qualquer outra coisa de que ele possa reclamar”, disse Bonakdarpour. A cognição de Biden parecia boa durante o recente discurso do Estado da União, disse o médico.

    Joe Biden disse a Judy Woodruff, em uma entrevista à PBS na semana passada, que qualquer norte-americano preocupado com sua idade deveria “me observar” desempenhar as funções da Presidência.