Boca de urna aponta vitória do partido do primeiro-ministro de Portugal, António Costa

Resultado surpreende após socialistas terem perdido vantagem em recentes pesquisas de opinião

Sergio GonçalvesCatarina Demonyda Reuters

Ouvir notícia

Pesquisas de boca de urna apontam a vitória do partido do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, nas eleições parlamentares deste domingo (30).

Os primeiros resultados mostram o Partido Socialista, de Costa, na faixa de 37% a 42,5% –bem à frente da principal oposição de centro-direita, os social-democratas com 26,7% -35%. Se os socialistas não conseguirem uma maioria absoluta, podem chegar perto do limite de 116 assentos.

O Chega, de extrema-direita, com 4,5%-8,5%, poderá despontar como a terceira maior força parlamentar, mas é seguido de perto pela moderada Iniciativa Liberal, segundo as sondagens publicadas pelos três principais canais de televisão SIC, RTP e TVI.

A votação foi convocada em novembro, depois que os aliados de esquerda comunista e do Bloco de Esquerda de Costa se juntaram à direita para derrubar o orçamento de seu governo minoritário.

Costa agora terá uma nova chance de formar um governo e aprovar o plano de gastos de 2022. O Bloco de Esquerda e os comunistas perderam grande parte de seus votos em relação à eleição anterior em 2019.

Um governo estável seria um bom presságio para o acesso de Portugal a um pacote de 16,6 bilhões de euros (US$ 18,7 bilhões) de ajuda à recuperação da pandemia da UE e seu sucesso em canalizar fundos para projetos para impulsionar o crescimento econômico no país mais pobre da Europa Ocidental.

Tópicos

Mais Recentes da CNN