Bolsonaro dá boas-vindas ao novo primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett

Pelo Twitter, o presidente também cumprimentou o Ministro das Relações Exteriores e futuro premiê, Yair Lapid

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu boas-vindas ao novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e ao Ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid. Este último será o premiê israelense assim que o mandato de dois anos de Bennett terminar.

O chefe do Executivo brasileiro parabenizou os dois pelo “êxito nas eleições e na formação do governo”. “Estejam certos de que o Brasil não faltará a Israel e aos judeus”, ressaltou.

Bolsonaro também agradeceu ao ex-primeiro-ministro Benjamin Netayahu — a quem se referiu como “grande amigo” — pelo trabalho que desenvolveram juntos, no fortalecimento da parceria entre Brasil e Israel e na “promoção do bem-estar” de ambos os povos.

“Tenho certeza que a sorte e o seu imenso talento não lhe faltarão nesta nova etapa”, afirmou o presidente.

Neste domingo (13), o parlamento de Israel votou pela formação de um novo governo. Com uma votação apertada, a maioria decidiu que Naftali Bennett substitui Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro israelense. Foram 60 votos a favor, 59 votos contra e uma abstenção.

A vitória de Bennett encerra o período de 12 anos de Netanyahu no poder – o mandato mais longo da história do país.

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Mateus Bononi/Getty Images

Após quatro eleições em dois anos, o novo governo de Bennett rompe um longo impasse político e inaugura a coalizão mais diversa que Israel já viu, incluindo o primeiro partido árabe a servir no governo. Em seu discurso antes do voto de confiança do parlamento, Bennett comemorou a diversidade e alertou sobre a polarização dentro do país.

Mais Recentes da CNN