Bombeiros combatem incêndios florestais na Turquia, Grécia e Albânia

Ondas de calor intenso aumentaram o risco de fogo na região em meio ao rápido aumento das temperaturas em todo o mundo

Reuters*
Incêndio florestal em Gursu, província de Bursa, Turquia27/07/2025Serviço de Imprensa da Prefeitura de Gursu/Divulgação via REUTERS  • Serviço de Imprensa da Prefeitura de Gursu/Divulgação via REUTERS
Compartilhar matéria

Bombeiros combatem incêndios florestais em três províncias separadas da Turquia, na Grécia e perto de um resort turístico na Albânia nesta segunda-feira (28).

O fogo é alimentado por ventos fortes após uma onda de calor na região do Mediterrâneo.

Na província de Bursa, no noroeste do país, três bombeiros morreram no domingo (27) quando seu veículo caiu, informou o Ministério das Florestas da Turquia. As equipes combatem dois incêndios separados, após a retirada de mais de 3.600 pessoas de vilarejos nas províncias de Mersin e Antalya, no sul do país.

 

Nas últimas semanas, a Turquia sofreu dezenas de incêndios florestais com o aumento das temperaturas. Cerca de 10 bombeiros morreram na semana passada no combate a um incêndio na província central de Eskisehir.

Verões quentes e secos são comuns na região do Mediterrâneo, mas ondas de calor intenso contribuíram para incêndios florestais destrutivos nos últimos anos em meio ao rápido aumento das temperaturas em todo o mundo.

Pelo menos 44 incêndios florestais eclodiram na Grécia nas últimas 24 horas, informou o corpo de bombeiros do país.

Na ilha grega de Kythera, no sul do país, ventos fortes reacenderam um incêndio que estava queimando desde sábado. Em Atenas, os bombeiros contiveram rapidamente um incêndio que começou no Monte Hymettus, perto de um campus universitário e de subúrbios densamente povoados.

Na Albânia, mais de 900 bombeiros auxiliados pelo Exército lutavam para controlar um incêndio florestal antes que ele atingisse a cidade litorânea de Saranda e outros resorts turísticos no sul do país, na costa jônica.

Treze pessoas foram presas por crimes de incêndio criminoso nos últimos três dias, segundo a polícia.

Até o momento, as chamas queimaram mais de 6 mil hectares no total. Duas pessoas foram detidas pelas autoridades que investigam a causa dos incêndios, de acordo com a mídia local.

No fim de semana, vários vilarejos na Grécia foram esvaziados e cinco pessoas ficaram feridas em incêndios florestais separados.